Notícias da AJ

Voltar Última semana de março é aberta com segundo encontro das Oficinas de Debates e Produção de Conhecimentos

A Academia Judicial iniciou esta última semana de março com o segundo encontro relativo às Oficinas de Debates e Produção de Conhecimentos. A linha de pesquisa que pautou as apresentações do dia foi “Gestão da Inovação voltada aos processos de trabalhos do PJSC”.

A coordenadora da Pós-graduação correlata, Mônica Nicknich, abriu as oficinas reiterando o caráter prático do evento e a importância dos debates posteriores às exposições.

O Diretor-Geral Administrativo do Judiciário catarinense, Alexsandro Postali, comentou o tema, destacando que a inovação não é apenas uma opção, mas sim imperativo: “é ela quem vai garantir a eficiência, a eficácia e a legitimidade das nossas instituições jurídicas. Não vivemos à parte dessa situação do mundo atual”. Completou: “Da mesma forma, também vivemos o desafio de compreender e decifrar os padrões de comportamento humano e essa conciliação é a magia desse tema de hoje”.

Postali registrou, ainda: “Hoje, a inteligência comportamental oferece insights valorosos sobre como as pessoas percebem e respondem ao funcionamento do sistema de uma organização como um todo e em consequência ele é capaz de contribuir para aprimorar a qualidade dos serviços e promover aquilo que todos nós almejamos; ou seja, uma justiça mais acessível e inclusiva, para quem demanda o nosso serviço e para quem faz parte da instituição”.

As Oficinas de Debates e Produção de Conhecimentos consiste na apresentação das pesquisas resultantes do curso de Pós-graduação em Gestão da Inovação e Inteligência Comportamental no Poder Judiciário de Santa Catarina, finalizado no ano passado. O objetivo é examinar as possibilidades práticas dos trabalhos desenvolvidos, unindo a percepção dos gestores e dos pesquisadores.