Currículo do Corregedor-Geral do Foro Extrajudicial

Desembargador Artur Jenichen Filho, Corregedor-Geral do Foro Extrajudicial

Natural de Indaial/SC, filho de Artur Jenichen e de Attela Jenichen. Casado com Mara Nair Jenichen, pai de Natália Mueller Jenichen e de Luiza Mueller Jenichen.

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e pedagogo pela Associação Catarinense de Ensino. Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí e doutorando, em dupla titulação, por esta Universidade e pela Universidade de Alicante/Espanha.

Em 1981, ingressou na magistratura catarinense e judicou, como juiz substituto, em diversas comarcas. Como juiz titular, judicou nas comarcas de Guaramirim, Pinhalzinho, Xaxim, Mafra, Balneário Camboriú e na comarca da Capital.

Em 12 de fevereiro de 1995, atuou como juiz eleitoral da comarca de Xaxim, realizou a primeira eleição totalmente informatizada na América Latina, mediante a utilização de microcomputadores, precursores da urna eletrônica.

Em 2012, passou a exercer as funções do cargo de juiz de direito de segundo grau, inicialmente na Câmara Regional de Chapecó.

Em 2017, foi promovido ao cargo de desembargador e passou a integrar a Quinta Câmara de Direito Público.

Em 6 de dezembro de 2023, em sessão do Tribunal Pleno, foi eleito corregedor-geral do Foro Extrajudicial para o biênio 2024/2026.