Gestão de Processos

É um método utilizado para a definição, análise e transformação de processos de trabalho, com objetivo de conectar a estratégia da Organização ao foco do cliente/cidadão por meio de processos melhores.

Utiliza as melhores práticas de gestão, tais como mapeamento e modelagem de processos, documentação, automação, definição de nível de maturidade, monitoramento através de indicadores de desempenho e ciclo de melhoria e transformação contínua, e faz uso da participação efetiva dos envolvidos, independentemente do nível hierárquico, para promover o comprometimento com a melhoria contínua dos processos de trabalho.

O que é processo de trabalho?
É o conjunto de atividades integradas realizadas numa organização com o objetivo de gerar produtos ou serviços. Utiliza-se de insumos, infraestruturas, regras e transformações para gerar valor aos clientes/cidadãos e cumprir seus objetivos estratégicos. Não existe de forma isolada, ou seja, a saída de um processo de trabalho é a entrada de outro. Determina também a eficácia e a eficiência das operações da organização, e a qualidade que os seus clientes/cidadãos experimentam.

 

O que é macroprocesso?

Macroprocesso é o conjunto de processos de trabalho por meio dos quais a organização cumpre a sua missão, implementa suas estratégias e gera valor ao cliente/cidadão.

É a estruturação de recursos organizacionais, por meio dos processos de trabalho, para atingir os objetivos estratégicos.