Academia Judicial do PJSC e Escola Paulista da Magistratura firmam parceria inédita  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Academia Judicial do PJSC e Escola Paulista da Magistratura firmam parceria inédita 

Acordo permitirá compartilhar cursos e eventos; seminário sobre Direito Ambiental já ocorre nesta sexta 

19 Março 2025 | 17h00min
  • Parceria

A Academia Judicial (AJ) assinou um convênio de cooperação acadêmica e científica com a Escola Paulista da Magistratura (EPM) na tarde de segunda-feira, 17 de março. Participaram do ato, realizado por videoconferência, o desembargador Luiz Felipe Schuch, diretor-executivo da AJ; o juiz Romano José Enzweiler, diretor de capacitação de serviços judiciários da AJ; e o desembargador Gilson Delgado Miranda, diretor da EPM. O convênio tem o objetivo de estreitar as relações institucionais e acadêmicas, além de permitir que as instituições compartilhem cursos e promovam eventos conjuntos. 

Já nesta sexta-feira (21), por exemplo, os magistrados catarinenses poderão participar de forma online do seminário “Brasil-Itália: a atuação judicial e o Direito Ambiental no século XXI – mudanças climáticas”, sob a coordenação da EPM. O evento conta com o apoio do Consulado Geral da Itália em São Paulo e da Embaixada do Brasil em Roma. O objetivo é discutir medidas que possam contribuir para soluções locais e globais na questão ambiental, em especial a responsabilidade civil no contexto das mudanças climáticas e a gestão judicial de litígios. 


 

No ato de assinatura, o desembargador Schuch ressaltou a importância do intercâmbio de conhecimentos e experiências. “A partir de agora, os juízes de Santa Catarina passam a ter cursos e seminários disponíveis em um volume muito maior, com temática mais abrangente, o que irá qualificar ainda mais as decisões proferidas no Estado.” 

Para o desembargador Gilson Delgado Miranda, diretor da EPM, a parceria trará benefícios significativos. “Temos muito o que aprender com a Academia Judicial, e este convênio representa um passo importante na busca pela excelência na formação dos nossos magistrados e servidores”, pontuou. 


 

A Escola Paulista da Magistratura, criada em 1988, desenvolve dois ramos de ensino: a formação continuada de magistrados – que inclui formação inicial e cursos de aperfeiçoamento – e cursos abertos à comunidade jurídica, como pós-graduação, extensão universitária, cursos rápidos, seminários e palestras. Já a Academia Judicial, fundada em 2001, é o órgão responsável pela educação no Judiciário catarinense e promove diversas ações formativas, de atualização e de aperfeiçoamento, com o intuito de aprimorar o trabalho desenvolvido na instituição e entregue à sociedade. 

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080