Auditório do Pleno recebe as equipes das seis boas práticas selecionadas da 3ª Mostra - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Planejar, implementar e agir são destaques
"Mais necessário do que viver é criar, é impulsionar as ações", com essas palavras, e lembrando a frase imortalizada pelo escritor português Fernando Pessoa, "Navegar é preciso, viver não é preciso", o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Torres Marques, abriu na manhã desta sexta-feira (3) a exposição das seis práticas selecionadas para a 3ª Mostra de Boas Práticas do Poder Judiciário catarinense. O evento é organizado pela Assessoria de Planejamento (Asplan), em parceria com a Academia Judicial (AJ).
Acompanharam Torres Marques na mesa solene os desembargadores Luiz Cézar Medeiros, corregedor-geral da Justiça; Pedro Manoel Abreu, diretor-executivo da AJ; juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, diretor da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (Esmesc); e Cleverson Oliveira, diretor-geral administrativo do TJSC.
"É uma honra para o Tribunal de Justiça reunir servidores e magistrados para mostrar iniciativas próprias, no campo da criatividade e inovação", disse Pedro Manoel Abreu aos presentes. Ele destacou a parceira entre a Academia e o TJ no trabalho permanente de magistrados e servidores em busca do desenvolvimento da atividade administrativa. "O investimento em capacitação produzirá uma resposta cada vez mais célere e eficaz ao jurisdicionado cidadão", finalizou Abreu.
Para Luiz Cézar Medeiros, a valorização das boas ideias de magistrados e servidores é essencial e fundamental para o crescimento e aperfeiçoamento do Judiciário. Por fim, o desembargador João Henrique Blasi, coordenador da área de planejamento do TJSC, disse que é preciso premiar e mostrar as boas práticas. "Merecem aplausos os magistrados e servidores que encontram tempo para buscar alternativas inteligentes", enfatizou. Para Flávia Martins Domingues, assessora da Asplan, a mostra traz iniciativas que merecem ser divulgadas para os demais magistrados e servidores como incentivo à criatividade.
Em seguida, as equipes das seis práticas selecionadas foram agraciadas com placas em homenagem aos trabalhos realizados. Estavam presentes à solenidade de abertura os desembargadores Jaime Ramos e Sérgio Izidoro Heil, o juiz-corregedor Paulo Toniazzo e o assessor da 1ª Vice-Presidência, juiz Jefferson Zanini, além do secretário da Corregedoria-Geral da Justiça, Alberto Pizzolatti Remor.
Desfeita a mesa de abertura, começaram as apresentações. A primeira esteve sob a responsabilidade do juiz de direito Edison Zimmer, que, junto com sua equipe, apresentou a prática "Prioridade nas ações previdenciárias acidentárias - necessidade da prioridade para garantir a dignidade do acidentado e evitar prejuízos à autarquia". Zimmer fez questão de ressaltar a importância das boas práticas como resposta imediata aos anseios da sociedade.
Confira a ordem de apresentação das demais práticas:
11h15min - 2ª Prática - Projeto Oficina de Parentalidade - juíza Hildemar Meneguzzi de Carvalho; servidora Simone Regina Medeiros.
13h30min - 3ª Prática - Capacitação de advogados e prepostos com pauta específica - Desa. Cínthia Bittencourt Schaefer; juízes Rafael Maas dos Anjos, Luiz Eduardo Ribeiro Freyesleben e Edenildo da Silva; servidora Chrystiane Maria Uhlmann; equipes do Conselho Gestor, do Cejusc de Joinville e de Jaraguá do Sul e da 2ª Vara de Direito Bancário de Joinville.
14h15min - 4ª Prática - Projeto piloto Justiça Restaurativa - Des. Sérgio Izidoro Heil; juíza Brigitte Remor de Souza May; servidores Lilian da Silva Domingues, Cristine Pereira Tuon Sposito, Cristina Mulezini Gonçalves e Djanir da Luz.
15h - 5ª Prática - Oficinas profissionalizantes - adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas - juiz Evandro Volmar Rizzo; servidores Francine Heidrich Coimbra e Alzira Maria Scheffer Rabello.
16h15min - 6ª Prática - Planilha de cálculo para apurar diferença de subscrição de ações de telefonia - servidor José Luciano Terhorst.
17h - Palestra de encerramento - Mário Sérgio Cortella.
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)