Campanha do PJSC busca incentivar o uso eficiente e racional de energia elétrica  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Campanha do PJSC busca incentivar o uso eficiente e racional de energia elétrica 
12 Novembro 2021 | 13h35min
  • Meio Ambiente

O Poder Judiciário catarinense, através de sua Comissão de Gestão Socioambiental, promove sua primeira iniciativa sob o selo PJSC Sustentável: a campanha sobre o uso e consumo de energia elétrica de forma eficiente e racional. Uma etapa desta campanha foi a fixação de avisos ao lado dos interruptores nas áreas de maior circulação das unidades do Judiciário catarinense, incentivando o desligamento de luzes ao sair dos ambientes. 

De acordo com a servidora Helen Petry, chefe da Secretaria de Gestão Socioambiental, consumir energia elétrica é fazer uso de recursos naturais, e os principais modelos da matriz energética do Brasil acarretam impacto socioambiental na sua cadeia de produção, desde a geração até a distribuição ao consumidor. Entre os subprodutos indesejados dessa geração estão a poluição das termelétricas e o impacto ambiental e social da construção de usinas hidrelétricas no seu entorno. Helen explica que, além disso, com mais demanda é necessário buscar mais formas de supri-la, o que aumenta o impacto ao meio ambiente. “Tornar mais eficiente o consumo de energia elétrica é uma maneira de ajudar a reduzir esse impacto, e temos que colaborar para a eficiência energética utilizando melhor o que é produzido. É positivo para o meio ambiente e também para a sociedade”, ressalta. 

A campanha, que também contará com postagens nas redes sociais, busca sensibilizar sobre o uso e consumo de energia elétrica dentro do que cada pessoa pode fazer, seja no ambiente de trabalho ou residencial, e destacando que isso aumenta a segurança energética, reduz a poluição e é um compromisso ético, social e ambiental de todos. “O objetivo da nossa campanha é conscientizar sobre a importância do uso racional da energia elétrica, evitando desperdícios. Atitudes simples do nosso dia a dia, como evitar acender a luz durante o dia e apagar a luz ao sair do ambiente, trazem diversos benefícios”, reforça a diretora de Infraestrutura, Fernanda de Jesus.  

De acordo com o diretor de Engenharia e Arquitetura, Everton William Tischer, o mais relevante na proposta da campanha diz respeito ao comportamento do usuário no uso dos equipamentos, especialmente a iluminação, ar-condicionado e microcomputadores. “A realização de campanhas institucionais, relativas ao uso racional, tem um potencial enorme no comportamento e cultura do usuário para a economia de energia elétrica e preservação dos recursos naturais, nos casos de racionamento ou menor pressão sobre o sistema elétrico nacional”. Tischer destaca que a substituição simples de equipamentos por outros de menor consumo, por exemplo, pode não obter os resultados desejados se não for acompanhada da questão comportamental do usuário dos equipamentos. "Os ganhos com substituições serão pouco efetivos se o uso racional não ocorrer". 

Confira algumas dicas práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de energia elétrica: 

- Avalie com o TSI o ajuste do computador para economizar energia elétrica no acesso remoto. 

- Desligue o monitor se não o usar por mais de 20 min. 

- Desconecte os carregadores de bateria quando as baterias estiverem totalmente carregadas ou quando não estiverem em uso. 

- Aproveite ao máximo a iluminação (luz solar) e a ventilação natural com janelas e persianas/cortinas abertas. 

- Acenda somente as luzes necessárias para realização das tarefas.

- Desligue a luz após sair dos ambientes.

- Mantenha corredores com luzes apagadas durante o dia, sempre que possível.

- Ao encontrar luzes acesas sem necessidade no seu prédio, avise o responsável.

- Regule a temperatura interna de frigobares e geladeiras de acordo com o recomendado pelo fabricante.

- Quando imprescindível, faça uso racional do ar-condicionado ajustando na temperatura de conforto (22ºC a 23ºC).

- Se possível, utilize as escadas para pequenos deslocamentos.​

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080