CGJ realiza correição presencial na 2ª Vara Cível e na Vara Criminal da comarca de São Bento do Sul - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Diagnóstico identificou oportunidades de melhoria na tramitação processual
- Corregedoria-Geral da Justiça
A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) realizou, entre os dias 18 e 20 de março, correição presencial na 2ª Vara Cível e na Vara Criminal da comarca de São Bento do Sul. Na oportunidade, o órgão promoveu um diagnóstico detalhado das unidades judiciais e identificou oportunidades de melhoria na tramitação processual.
As correições presenciais vão além da análise de dados estatísticos e da verificação dos procedimentos internos. Elas envolvem uma robusta capacitação para gestão baseada em dados, conforme preconizado pelo Programa de Gestão de Unidades Judiciais (PGU).
O programa está estruturado em três pilares fundamentais: Gestão Unificada, que integra o lançamento de minutas de atos judiciais e o cumprimento de atos processuais; Gestão de Gabinete, que visa organizar estrategicamente o fluxo processual, equilibrando as atividades desenvolvidas para atender a elevada demanda de casos novos, assim com as Metas do Conselho Nacional de Justiça, sem descuidar das prioridades legais, urgências e matérias sensíveis; e Gestão de Cartório, baseada no mapeamento de processos de trabalho e na automação de atividades sequenciais, para aumentar a eficiência operacional, padronizar procedimentos e otimizar as tarefas de cumprimento dos atos processuais.
Durante a correição, foram fornecidos modelos de fluxos de trabalho para otimizar a tramitação dos processos e eliminar gargalos e pontos de retrabalho nas unidades judiciais. Além disso, houve treinamento específico de unidades com competência em execução penal para melhor utilização do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) e aprimoramento dos procedimentos relacionados à execução penal.
A programação da correição também incluiu ouvidoria judicial, um espaço dedicado ao atendimento de advogados, jurisdicionados e demais interessados, permitindo o recebimento de manifestações, sugestões e eventuais dificuldades enfrentadas no trâmite processual.
Com essas iniciativas, a Corregedoria reafirma seu compromisso com a modernização da gestão judiciária e a busca pela eficiência na prestação jurisdicional, bem como promove maior celeridade e qualidade no serviço oferecido à sociedade.