Com homenagens e muita emoção, des. Sérgio Heil despede-se da 3ª Câmara Civil do TJ - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Aposentadoria do magistrado será apreciada pelo Órgão Especial de 7 de maio
- Magistratura
Uma sessão diferente e repleta de emoção ocorreu na sala 102 da Torre II do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) na manhã desta terça-feira, 29 de abril. A 3ª Câmara de Direito Civil reuniu-se não apenas para o julgamento dos processos em pauta, mas para despedir-se de um dos mais marcantes integrantes da Corte catarinense. Familiares, assessores, servidores, amigos e magistrados transmitiram suas palavras de homenagem e agradecimento ao desembargador Sérgio Izidoro Heil, em sua derradeira participação no órgão fracionário.
A aposentadoria do desembargador Sérgio será referendada pelo Órgão Especial em sessão marcada para o próximo dia 7 de maio, com relatoria do desembargador Alexandre d’Ivanenko. Ao iniciar as homenagens, o presidente da 3ª Câmara, desembargador Saul Steil, lembrou o tempo em que laborou junto com o homenageado na 1ª Turma de Recurso Cível da Capital. “Ali, aprendi com vossa excelência a arte de julgar em colegiado, saber ouvir, respeitar as posições e entender as divergências. Aprendi o que era ser humilde – aliás, marca indelével que o senhor deixou transparecer em seus trabalhos aqui neste órgão fracionário. Por todas as orientações, todos os ensinamentos, gestos de bondade, meu muito obrigado”, assinalou.
A seguir, foi a vez da desembargadora Denise Volpato deixar suas palavras ao colega julgador. “Vossa excelência se tornou uma referência no Tribunal de Justiça. Sua sabedoria, sua ética e seu comprometimento com a aplicação imparcial da lei inspiraram a todos nós. Durante sua jornada, demonstrou uma capacidade ímpar ao conciliar a rigidez da lei com a sensibilidade humana, sempre buscando garantir que a justiça fosse feita de forma equitativa e justa para todos os envolvidos”, apontou a desembargadora.
O desembargador André Carvalho recordou que era ainda um estagiário quando conheceu o então juiz de direito Sérgio Heil, ao iniciar sua carreira na comarca de São José. “Já pude lá acompanhar um magistrado com todas as características destacadas hoje, e que me inspirou a seguir na carreira jurídica. Durante toda sua jornada, fez com que a sociedade catarinense pudesse receber a verdadeira justiça. A sua convivência no dia a dia, por certo, nos fará sentir a saudade que o senhor passará a deixar neste órgão fracionário e também neste Tribunal”, afirmou.
Em seguida, Sérgio Heil recebeu das mãos do desembargador André uma placa que simbolizou o agradecimento de todos os integrantes da 3ª Câmara de Direito Civil do TJ. A desembargadora Denise entregou à esposa do homenageado, Lolita, um buquê de flores.
O desembargador agradeceu aos amigos, servidores e assessores presentes ao momento – e, de forma destacada, a sua família. “Estou feliz com a presença de todos. Minha gratidão é imensa diante de frases e palavras repletas de bondade e tolerância dirigidas a mim. Dediquei 43 anos à magistratura catarinense, sempre buscando realizar o melhor em todos os atos relacionados à jurisdição e aos jurisdicionados. Não restam dúvidas para nós magistrados que vivenciamos o dia a dia, nas longínquas comarcas de nosso Estado para as quais fomos promovidos, o quanto é difícil estar distante de nossas esposas e filhos. Por isso, não canso de agradecer a paciência e o amor que sempre me dedicaram”, frisou.
Outros colegas do TJSC deixaram suas homenagens. O desembargador Volnei Celso Tomazini lembrou os momentos em que judicou na mesma comarca do homenageado. “O senhor nos deixa um exemplo como magistrado, um legado de simpatia, de bom trato, com uma mão estendida, 24 horas por dia, a todos. Sempre que solicitado, esteve à disposição. Com a toga que hoje dobra, deixa exemplo de caráter e de honra, sem manchas ou desabono”, observou.
O desembargador Rubens Schulz também deixou suas palavras. “O desembargador Sérgio trouxe a paz, a tranquilidade e o equilíbrio para essa nossa grande família que é o Judiciário. Ele é um grande estudioso do ser humano. Toda a sua trajetória deixa isso claro. Os processos que julgamos são fruto das desavenças entre as pessoas – o que vossa excelência foi mestre em entender e equilibrar como julgador”, disse.
O desembargador Artur Jenichen Filho, corregedor-geral do Foro Extrajudicial catarinense, recordou a convivência com o homenageado desde o concurso para a magistratura em 1981, no qual os dois estiveram entre os 14 aprovados. “Já são mais de quatro décadas daquela madrugada em que tivemos a feliz notícia da aprovação. Tenho desde aquele momento intensa admiração pelo ser humano, pelo amigo e pelo magistrado Sérgio Heil”, concluiu.
A sessão também contou com a participação de advogados e do procurador de Justiça Ivens José Thives de Carvalho, representante do Ministério Público catarinense (MPSC).
Em 43 anos de magistratura, iniciada na comarca de Taió, o desembargador Sérgio Izidoro Heil ascendeu ao TJ e auxiliou a administração ao assumir projetos de envergadura. Um dos programas de maior visibilidade do Poder Judiciário de Santa Catarina, o Novos Caminhos, foi criado durante sua passagem pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ). O desembargador também presidiu a 5ª Câmara Civil, coordenou o programa Lar Legal e, ao exercer a vice-presidência do TJ, assumiu por vezes, de forma interina, a presidência do Tribunal de Justiça nas ausências do titular.