Voltar Com participação do TJSC, 1ª Semana da Justiça Restaurativa começa na segunda (21)

A 1ª Semana da Justiça Restaurativa será realizada de segunda (21/11) a sexta-feira (25) com lives e palestras presenciais.  A organização do evento tem a participação do Comitê de Gestão Institucional de Justiça Restaurativa, do TJSC.

A live de abertura, às 10h, será comandada pelo juiz Alexandre Takaschima, da 2ª Vara Criminal de Lages, e pela assistente da 10ª Promotoria daquela cidade, Samila Romani. Em pauta, a Justiça Restaurativa e os grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica.

No dia seguinte, terça-feira (22), o encontro presencial será realizado no Ministério Público de Santa Catarina, das 13h30 às 18h30. “Justiça Restaurativa: um novo olhar para o conflito” será o tema de debate por nomes de referência nacional: Marcelo Pelizzoli, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco; Janine Soares de Matos Ferraz, juíza do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; e Márcio Henrique Chagas Carvalho, major da Polícia Militar da Bahia.

Além deles, representantes estaduais também vão contribuir com a discussão; destaque para a promotora de justiça do MPSC Iara Klock Campos e para o juiz Alexandre Takashima.

Já na quarta-feira (23), às 10h, será transmitida a live “A Justiça Restaurativa na Justiça Federal e na Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina”, com a participação de Simone Barbisan Fortes, juíza federal e coordenadora do Centro de Justiça Restaurativa da Justiça Federal de Santa Catarina, e de Natália Bueno, advogada, facilitadora de práticas restaurativas e vice-presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/SC.

A promotora de justiça Iara Klock Campos e a assistente social da Coordenadoria Regional de Educação de Tubarão, Ivana Marcomim, debatem na quinta-feira (24), às 10h, o projeto piloto de uma escola restaurativa em Santa Catarina, a Escola de Educação Básica Dr. Otto Feurschuette, de Capivari de Baixo.

Para encerrar a semana, na sexta-feira (25) será abordada “A Justiça Restaurativa no Projeto Rondon - Udesc 2022”, com a presença da advogada Elimary Martins, integrante da Coordenadoria de Extensão da Udesc, e da defensora pública estadual Juliane Schlichting.

O evento é uma iniciativa do Grupo Gestor Estadual de Justiça Restaurativa, instituído pelo Acordo de Cooperação 165/2019 e composto do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Governo do Estado, Ministério Público (MPSC), Defensoria Pública (DPSC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.