Com sinal sonoro, Balcão Virtual avança para comarcas de São José, Criciúma e Chapecó

Para conter a propagação da Covid-19, o Balcão Virtual passou a ser mais um canal de comunicação entre a sociedade e o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). A nova ferramenta, disponível na página eletrônica do TJSC, simula o atendimento presencial com uma transmissão por videoconferência. Desde ontem (12/4), as 41 unidades judiciais das comarcas de São José, Criciúma e Chapecó passaram a contar com o Balcão Virtual. A novidade é que a ferramenta ganhou um sinal sonoro.

O serviço, que é acessível a qualquer cidadão, já estava disponível nas comarcas da Capital, Joinville, Lages e Blumenau. O Balcão Virtual possibilita o atendimento remoto por um servidor ou servidora do Judiciário catarinense, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Na comarca de São José, na Grande Florianópolis, foram 13 varas com o novo serviço. Em Criciúma, no sul do Estado, outras 13 unidades também foram contempladas. Na região Oeste, em Chapecó, mais 15 varas receberam a ferramenta por videoconferência.

Os servidores e servidoras identificaram algumas melhorias para o Balcão Virtual, implementado pelo PJSC em 22 de março de 2021. Como todos trabalham com várias páginas da internet abertas ao mesmo tempo, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) desenvolveu um sinal sonoro para quando alguém acessar o ambiente. "Hoje (12/4), o Balcão Virtual passa a contar com sinal sonoro, que indica ao atendente que alguém acessou a sala de atendimento virtual e está aguardando atendimento", explicou a assessora técnica da DTI Eulésia de Souza. 

Na próxima segunda-feira (19), o novo serviço chegará às comarcas de Palhoça, Tubarão, Rio do Sul e Balneário Camboriú. Já no dia 26 de abril, será a vez das comarcas de Brusque, Jaraguá do Sul e Itajaí.


Saiba mais sobre o Balcão Virtual


Como funciona


Clique no link Balcão Virtual na página eletrônica do TJSC;
Depois clique no fórum da comarca onde tramita o processo;
Escolha a unidade judicial e clique;
Insira o nome e acesse o ambiente virtual;
O atendimento é por ordem de entrada na sala virtual;
As prioridades devem colocar a expressão "preferência" antes do nome e devem apresentar um documento oficial com foto;
Em caso de queda de conexão durante o atendimento, o usuário deve colocar a palavra "retorno" antes do nome.

Ouça o nosso podcast.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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