Voltar Comarca de Joinville registra aumento no número de pretendentes à adoção

O número de interessados em adotar uma criança ou adolescente no município Joinville já superou o montante de pretendentes registrado em todo o ano passado. Esta é a constatação do setor psicossocial da comarca de Joinville. No ano passado, 88 pretendentes fizeram o curso de preparação à adoção local, fato que culminou, ao todo, na abertura de 45 novos processos de habilitação à adoção.

O aumento da procura em 2019 foi registrado no mês de agosto, quando o número de participantes dos referidos cursos chegou a 94 pretendentes inscritos. "Os números registrados representam os esforços despendidos por toda equipe do nosso setor. Até o final do ano, teremos mais dois cursos e, sem dúvida, vamos passar de 100 pretendentes à adoção neste ano", explica a assistente social Mariane Sauer. Ela acrescenta dizendo que cada casal/pretendente gera um processo de habilitação à adoção.

A comarca de Joinville, por meio da Vara da Infância e Juventude, promove em média 10 cursos de preparação para pretendentes à adoção por ano. Nos cursos, são abordados diversos temas contemplando os aspectos jurídicos, sociais e psicológicos da adoção, tais como: destituição do poder familiar, procedimentos de habilitação e adoção, além de implicações decorrentes das adoções irregulares. 

Também são destacados assuntos referentes à preconceitos e mitos que envolvem a adoção, motivação, expectativas e ansiedade da espera pela adoção, investimento afetivo e financeiro necessário para a criação de um filho, dentre outros. Interessados em adotar uma criança/adolescente, podem entrar em contato com o setor psicossocial da comarca de Joinville pelo telefone (47) 3461-8513.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.