Comarca de São Lourenço do Oeste já executa os trabalhos de mudança para novo fórum  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Comarca de São Lourenço do Oeste já executa os trabalhos de mudança para novo fórum 

Expediente presencial está suspenso até 26 de agosto 

05 Agosto 2025 | 09h35min

A última sexta-feira, 1º de agosto, foi de emoção e nostalgia para os servidores da comarca de São Lourenço do Oeste. Foi o último dia de trabalho na atual estrutura do fórum. Desde segunda-feira, 4 de agosto, está em curso a mudança para o novo prédio. A equipe continua o expediente no sistema home office, em casa. A solenidade de inauguração está prevista para o próximo dia 4 de setembro.

Os júris da comarca eram realizados na Câmara de Vereadores pelo fato de o fórum não possuir espaço adequado. A atual estrutura é utilizada desde 1988, quando o Poder Judiciário local saiu de um imóvel particular para este da Prefeitura. Foi mais ou menos nessa época que os servidores iniciaram as tratativas para uma sede própria. A agente de apoio administrativo da comarca, Maria Eleuterio da Luz, completou 40 anos de trabalho em dezembro de 2024. Ela conta que presenciou todas essas mudanças de endereço. “É um sonho realizado! Estamos muito felizes!”

Até a próxima sexta-feira, 8 de agosto, serão feitas a mudança e a montagem da infraestrutura de informática. Nas semanas seguintes serão providenciadas a organização e a limpeza. O atendimento no novo prédio inicia no dia 27 de agosto.

Construção

O terreno onde foi construído o novo fórum fica na área central da cidade, o que facilita o acesso já que a localização é ainda melhor que a da atual sede. A área de 4.800 metros quadrados foi repassada pelo município em 2014.

Além do Salão do Tribunal do Júri, há espaço preparado para implantação de três varas judiciais, áreas exclusivas para o Ministério Público e a OAB-SC, atendimento integral às normas de acessibilidade e de combate a incêndios, 81 vagas de estacionamento, instalações prediais com reaproveitamento da água das chuvas, sistemas prediais de baixo consumo de energia (iluminação e climatização) e acústica adequada entre as salas para preservar os trabalhos individuais.

Até então, os depoimentos especiais eram realizados na parte da manhã, fora do expediente, para garantir o sigilo e o respeito às vítimas e testemunhas. 

Copiar o link desta notícia.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080