Comarcas de SC colocam mulheres no centro das atenções neste março marcado por eventos - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Comarcas
A campanha Justiça pela Paz em Casa e as festividades por ocasião da passagem do Dia Internacional da Mulher não passaram em branco nas comarcas catarinenses. Em Itaiópolis, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Fórum local, foi desenvolvida uma ação de campo para tratar do tema da sororidade, que é a ideia de solidariedade entre mulheres, com apoio mútuo para conquistar a liberdade e a igualdade que tanto merecem e desejam.
A atividade ocorreu no último dia 8 de março, quando as equipes percorreram as ruas da cidade, comércios e empresas e abordaram as mulheres para tratar sobre o tema da campanha. Também foi distribuído material informativo e uma toalha de rosto confeccionada especialmente para a ação, com a frase "Uma por todas e todas por uma". O objetivo, segundo Marlete Arbigaus, secretária de Assistência Social, foi "incentivar a sororidade como estratégia de fortalecimento entre as mulheres na prevenção das violências de gênero".
Sobre o tema escolhido, a psicóloga Sandra Brandt, do CRAS, relatou que "não se trata de afinidade, mas de empatia. Trata-se de ouvir e se colocar no lugar do outro sem julgamento, e nada melhor do que esta data tão significativa que é o Dia Internacional da Mulher para inspirar essa mudança de paradigma".
Para o juiz Gilmar Nicolau Lang, titular da comarca de Itaiópolis, "a atuação em rede, contando com o apoio e a participação do Poder Judiciário, tem um impacto significativamente positivo na sociedade. O foco dos órgãos de proteção e atendimento deve sempre ser na prevenção. Ao prevenir vulnerabilidades sociais e violência, estamos contribuindo para uma sociedade mais igualitária e efetivamente alcançando o que a própria campanha almeja: a paz em casa".
Na ação, as mulheres foram orientadas sobre o trabalho do CRAS, sobre as formas e meios de buscar ajuda em caso de violência, sobre o que é a sororidade e por que é tão importante. Também foi relembrada a campanha "Sinal Vermelho".
Palestra em Otacílio Costa
Já na comarca de Otacílio Costa, no Planalto catarinense, a juíza Helena Vonsovicz Zeglin, titular daquela comarca, palestrou em evento organizado e realizado pela Rede Catarina de Proteção à Mulher de Otacílio Costa - SC, alusivo ao Dia da Mulher, que ocorreu no último dia 11 de março na sede da Polícia Militar de Otacílio Costa. O tema da palestra foi "O enfrentamento da violência doméstica pelo Poder Judiciário".
O objetivo do evento foi proporcionar uma manhã agradável às mulheres acompanhadas pela Rede Catarina de Proteção à Mulher, para o fortalecimento da autoestima e a criação de vínculos entre a comunidade e os órgãos envolvidos na proteção da mulher. Nesse dia foi servido um café da manhã e, em seguida, foram realizadas palestras relacionadas aos temas da saúde mental da mulher, redes de proteção e Poder Judiciário, finalizando com uma aula de defesa pessoal.
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)