Congresso nacional discute os rumos da avaliação psicológica no país - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Congresso nacional discute os rumos da avaliação psicológica no país

Psicólogos do TJSC participaram do evento, considerado o maior da área no país

21 Julho 2025 | 15h54min

Dez psicólogos do Poder Judiciário de Santa Catarina participaram, entre os dias 14 e 18 de julho, do XII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, realizado na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Considerado o maior da área no país, o evento reúne pesquisadores, profissionais e estudantes para discutir os rumos da avaliação psicológica no Brasil. 

Neste ano, com o tema “Justiça, Proteção e Promoção dos Direitos Humanos”, o congresso foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e ofereceu conferências nacionais e internacionais, mesas-redondas, painéis, workshops e outras atividades sobre instrumentos, métodos, práticas e fundamentos éticos da profissão. O foco esteve na atuação da psicologia em contextos como infância, família, comunidade, sistema de justiça e saúde mental. 

A delegação catarinense contou com representantes da Justiça de primeiro grau, da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) e do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Prisional e Socioeducativo (GMF). As vagas foram intermediadas pela Academia Judicial. 

Para o psicólogo Miguel Donizete Wiggers, da DSQV, participar do congresso é uma forma de “estar em constante atualização, adquirindo novos conhecimentos e acompanhando a evolução das metodologias utilizadas nas atividades dos psicólogos”. Ele destaca que eventos como esse fortalecem a atuação técnica e refletem diretamente na qualidade do trabalho desenvolvido no Judiciário. 

Entre os temas debatidos estavam parentalidade, uso de testes psicológicos, práticas avaliativas da saúde do servidor e processos seletivos para ingresso na magistratura, além de atualizações em técnicas aplicadas a diferentes campos da psicologia. 

De acordo com a psicóloga Sarah Maria Lemos Schuh, do Juizado de Violência Doméstica da comarca da Capital, a troca de experiências foi especialmente enriquecedora. “O congresso é uma oportunidade valiosa de atualização, de troca de experiências profissionais e de aperfeiçoamento. O objetivo é sempre uma atuação cada vez mais técnica e ética para melhor servir a população”, afirmou. 

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080