Conselho da Comunidade de Palmitos oficializa protocolo contra violência sexual - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Para 2016, promessa de promover campanha
O Conselho da Comunidade da comarca de Palmitos reuniu neste mês diversas entidades governamentais e não governamentais da região para assinatura de termo de adesão ao Protocolo de Atenção às Vítimas de Violência Sexual. O programa tem o apoio da Cepevid.
No decorrer deste ano, aliás, o conselho concentrou-se na criação de um protocolo para atender melhor vítimas de violência sexual. Formou-se uma comissão de estudos e viabilização de sete fluxogramas, três para atendimento de adultos em situação de violência sexual aguda e três para atendimento de crianças e adolescentes.
Organizou-se ainda um fluxograma para atendimento de violência sexual considerada crônica, ou seja, casos em que esse tipo de violência ultrapassou 72 horas, ou ainda situações de molestamento sexual. A comissão percebeu a necessidade de acompanhamento dos casos e estruturou a "Ficha de Atenção", documento que acompanhará a vítima e será preenchido pelas entidades por onde ela passar em busca de atendimento integral e eficiente.
O Conselho da Comunidade planeja para 2016 promover uma campanha intitulada "Nós nos preocupamos! Conte conosco!". Nesta campanha, o conselho pretende levar o assunto até educadores, funcionários da saúde e profissionais da rede de atendimento social, capacitando-os a identificar e lidar com abusadores e abusados.
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)