Voltar Criado no PJSC, Novos Caminhos recebe apoio do CNJ para ser replicado no TJ do Amazonas

Ação pioneira e bem-sucedida do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o programa Novos Caminhos deverá ser replicado pelo Poder Judiciário do Amazonas. Neste mês (10/11), em reunião híbrida em Manaus, representantes das duas Cortes e do CNJ definiram as ações para elaboração de um termo de cooperação técnica.

Com foco nos jovens que vivem nas 208 casas de acolhimento de Santa Catarina, o programa oferece aos maiores de 14 anos cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.

Durante os nove anos do programa, mais de 5 mil crianças e adolescentes realizaram 11.794 matrículas em cursos profissionalizantes ou de formação. Além disso, 895 jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho.

Recentemente em visita ao TJ catarinense, o corregedor nacional, ministro Luís Felipe Salomão, conheceu esse e outros programas sociais do PJSC. Salomão ficou entusiasmado com o Novos Caminhos e decidiu levar o programa para todo o país, a começar por um projeto piloto em Manaus.

Na reunião, o desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, coordenador em exercício da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), destacou o trabalho das entidades empresariais por meio dos seus sistemas de educação que atendem o público acolhido institucionalmente ou os egressos das casas de acolhimento de Santa Catarina. “Esta parceria é fundamental”, disse.

No dia anterior, o magistrado catarinense palestrou no 21º Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, sobre as experiências do programa Novos Caminhos.

"Com toda essa articulação, plantamos aqui uma semente que gerará frutos a partir de um programa desenvolvido em Santa Catarina com know-how e pessoas aguerridas envolvidas", disse a responsável pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (COIJ/TJAM), desembargadora Joana dos Santos Meirelles.

Segundo a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Carolina Ranzolin Nerbass, a reunião foi muito produtiva. “Se der tudo certo – e tenho certeza de que dará –, em 12 meses já vamos colher os frutos desta parceria com a formatura dos primeiros jovens, já inseridos no mercado de trabalho depois de deixarem as casas de acolhimento.”

Além dos citados, estavam presentes na reunião o representante da Associação de Magistrados do Amazonas (Amazon) e titular da Infância e da Juventude Infracional do TJAM, juiz Eliezer Fernandes Júnior; a superintendente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Rosana Vasconcelos, que representou o presidente da entidade, Antônio Silva; e a servidora da COIJ/TJAM Valda Calderaro. De forma virtual, participaram os representantes da CEIJ do TJSC.

Imagens: Divulgação/TJAM
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.