null E-book traz novo estudo sobre grupos reflexivos para autores de violência contra mulher

Já está disponível gratuitamente na página da Academia Judicial, na internet, o e-book "Grupos reflexivos e responsabilizantes para homens autores de violência contra mulheres no Brasil: mapeamento, análise e recomendações". Acesse aqui: http://www2.tjsc.jus.br/web/academia-judicial/ebook/mapeamento-1.pdf.

A obra representa um estudo inédito em relação ao volume de dados e iniciativas pesquisadas no tema - tanto no cenário nacional quanto internacional -, e inclui recomendações e critérios mínimos (baseados na literatura especializada, em critérios internacionais e nos dados da realidade nacional) para trabalhos com homens autores de violência.

O trabalho, realizado a partir de uma parceria entre Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cocevid, Grupo de Pesquisa Margens, Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ) e PPGP/UFSC, conta com capítulo teórico sobre o trabalho com masculinidades e violências no Brasil, atento às especificidades da realidade nacional; capítulo sobre leis e normativas relacionadas a trabalhos com esse público; dados de 312 programas, trazendo um panorama aprofundado dos grupos em todo o território nacional; recomendações e critérios mínimos para grupos reflexivos com homens autores de violência contra mulheres.

De acordo com autoras e autores, a publicação buscou ancorar-se nos estudos feministas, de gênero, de masculinidades e no pensamento decolonial (busca pelo direito à diferença e a uma abertura para um pensamento-outro), a fim de criar um material atualizado e coerente com as demandas brasileiras.

Desse modo, pretendem contribuir com os trabalhos dos grupos reflexivos voltados a homens autores de violência contra mulheres, bem como subsidiar outras iniciativas que busquem a desamarração entre masculinidades e violências, visando promover uma sociedade mais justa, equânime, solidária e livre de toda forma de opressão e discriminação.

Autoria:

Adriano Beiras (UFSC)

Daniel Fauth Washington Martins (UFSC)

Salete Silva Sommariva (TJSC)

Michelle de Souza Gomes Hugill (TJSC)

 

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.