Emoção e celebração marcam eventos do programa Novos Caminhos na região Sul de SC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Novos Caminhos
O programa Novos Caminhos promoveu, na última semana, na região Sul, três dias de eventos para enaltecer a conquista de seus jovens participantes, as empresas que oportunizam que eles entrem no mercado de trabalho e as que auxiliam nos serviços de acolhimento, além de voluntários que contribuem para o programa. Os eventos aconteceram em Braço do Norte (28/2), Tubarão (1º/3) e Criciúma (2/3). Nesta última cidade, o evento foi marcado pela grande presença de empresas e voluntários homenageados, que lotaram o salão do Senai Criciúma. A gratidão a todos que se comprometem e se dedicam aos jovens em acolhimento deu o tom da cerimônia.
De acordo com o juiz Pablo Vinicius Araldi, titular da Vara da Infância, Juventude e Anexos da comarca e representante no evento do desembargador Álvaro Pereira Andrade, responsável pela Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij), o Novos Caminhos é reconhecido pelo importante papel que desempenha em seus nove anos de atividades - anos de muito crescimento em prol dos adolescentes e jovens. “Ao longo desses anos, o programa evoluiu, cresceu em quantidade de cursos oferecidos, de pessoas envolvidas, voluntários, empresas que investem, e está cada vez mais consolidado.”
Emocionado, o magistrado agradeceu a todos os envolvidos na iniciativa que proporciona oportunidades profissionais, mas também mudança de vida aos adolescentes em acolhimento. “Nós só temos a agradecer a todos que acreditam nele, um programa muito realista que intervém realmente onde é necessário, dando direcionamento, capacitação e emprego a esses jovens que com 18 anos precisam ser adultos e gerir a própria vida.”
Entre os parceiros do projeto está a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). "Sempre que vamos conversar com a indústria, a cada ano, para verificar quais são os parceiros e a quais projetos daremos prioridade com relação à responsabilidade social, o programa Novos Caminhos sempre é lembrado. Afinal, é extremamente importante pelo papel social que desempenha, especialmente direcionado ao mercado de trabalho”, afirma o gerente de Operações Sesi Senai e IEL para as regionais Sul e Litoral Sul, Valmir Cabral da Silva Neto. Segundo ele, nesta fase da vida em que os jovens participam do projeto, eles têm a oportunidade de se descobrir, de saber para o que realmente têm aptidão, para tomar as decisões que logo à frente serão necessárias. “E se ninguém mostra esse caminho, as coisas se tornam muito mais difíceis. Por isso o programa, de fato, traz isso na sua essência. Essa vontade de fazer com que o jovem descubra uma profissão e que, a partir dela, ele possa mudar a sua vida.”
Em Tubarão, a última quarta-feira (1º/3) também foi dedicada a enaltecer a formação de jovens e parcerias do programa na região, em evento promovido no Senai Tubarão. De acordo com o juiz Eron Pinter Pizzolatti, titular da 3ª Vara Cível da comarca e diretor do foro, participar do evento para celebrar a formatura de mais uma turma instruída no Novos Caminhos foi uma grata oportunidade do que, ao seu ver, é um importantíssimo projeto de iniciativa do PJSC.
“Pude verificar que o firmamento que se dá aos jovens acolhidos lhes proporciona uma maior chance de buscar suas aspirações na aproximação da vida adulta, com parcerias para aperfeiçoamento técnico e até mesmo oportunidades de emprego intermediadas por entes do terceiro setor e empresas parceiras.” Para o magistrado, essa atuação contínua expressa o cumprimento do dever constitucional, por parte do Judiciário catarinense, de amparo às crianças e jovens em situação de fragilidade. “Estão de parabéns todas as instituições, empresas e profissionais envolvidos.”
Já em Braço do Norte, o evento ocorreu no auditório da Unisul, na última terça-feira (28/2). A magistrada Luciana do Nascimento Lampert, titular da 2ª Vara Cível da comarca, esteve presente no evento e afirma que o programa Novos Caminhos representa uma importantíssima ferramenta para desenvolvimento da autonomia, autoestima e múltiplas potencialidades dos adolescentes em situação de acolhimento. Em sua opinião, trata-se de uma iniciativa consolidada pelo Tribunal de Justiça e que segue ainda mais pujante com o maior engajamento de empresas e instituições parceiras. “Um investimento de tempo, habilidades e esforços na maior riqueza de uma sociedade: a formação e capacitação de jovens para que tenham novas oportunidades e possam trilhar novos caminhos, protagonizando uma nova história.” Os eventos foram os últimos do programa em sua agenda de 2022 e estavam previstos para acontecer em dezembro, mas foram cancelados em virtude das fortes chuvas na região.
O Programa
Iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina, o programa Novos Caminhos é um projeto social que atua na oferta de serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 208 casas de acolhimento do Estado. Oferece aos maiores de 14 anos cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.
Esta ação do TJSC, liderada pela CEIJ, tem a parceria da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).
Em 2022, mais três instituições passaram a apoiar esse projeto: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - FAESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR - Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE/SC; e o Serviço Social do Comércio - SESC/Fecomércio.
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)