Voltar Exposição histórica abre programação do 75º aniversário da comarca de Criciúma

Aniversário será comemorado no próximo dia 20

A comarca de Criciúma comemora no próximo dia 20 de março, quarta-feira, seu aniversário de 75 anos de instalação. Mas a programação festiva já teve início nesta segunda-feira (11), com a abertura ao público de uma exposição de processos judiciais das décadas de 1920, 30, 40, 50 e 60, cedidos pelo Museu do Judiciário Catarinense, em seu hall de entrada. A mostra seguirá até o próximo dia 22, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, na sede da comarca, no Fórum Desembargador Euclides de Cerqueira Cintra, localizado na avenida Santos Dumont, bairro Milanese.

"Estamos muito felizes em receber parte da história do Poder Judiciário, que é também desta comarca e da cidade de Criciúma. Esperamos que todos possam visitar esta exposição e estar conosco nas celebrações dos 75 anos de instalação da comarca", afirma a juíza Eliza Maria Strapazzon, diretora do foro e titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Criciúma. Os documentos expostos estão divididos em quatro temas que envolvem carboníferas, questões políticas, socioeconômicas e ocupação do espaço.

Um dos itens é um inquérito policial, de 1934, de agressão verbal e ameaça contra o prefeito municipal na época, Elias Angeloni, e Algemiro Lobo Guimarães. De 1944 é o requerimento da Prefeitura Municipal de Criciúma para a desapropriação de duas casas para dar seguimento à construção da avenida Getúlio Vargas. Deste processo estão expostos os autos, fotos da época e uma planta do terreno. Já do ano de 1949 é a ação ordinária movida pelos membros do conselho fiscal da Companhia Carbonífera Catarinense, Dino Gorini, Arthur Bianchini e Nicolau Destri Napoleão, por alegação de irregularidades na contabilidade; através de documentos apresentados, foram denunciados diversos delitos praticados pela diretoria da empresa. 

Já no dia 20 de março, quarta-feira, dia do aniversário de instalação,  às 17h, a comarca recebe em seu Salão do Júri uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Criciúma, que contará com a participação da Banda de Música do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). A comarca de Criciúma abrange, além da cidade-sede, os municípios de Nova Veneza, Siderópolis e Treviso.

Imagens: Divulgação/Comarca de Criciúma
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.