Grupo Refletir, de Joinville, encerra nova edição com foco na prevenção da violência doméstica - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Grupo Refletir, de Joinville, encerra nova edição com foco na prevenção da violência doméstica

Iniciativa reúne autores de violência doméstica em encontros sobre responsabilização, emoções e igualdade de gênero

31 agosto 2026 | 11h34min

Em meio às ações de conscientização do Agosto Lilás, mês dedicado à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) da comarca de Joinville concluiu mais uma edição do Grupo Refletir. A programação foi encerrada nesta sexta-feira, 28 de agosto, após quatro encontros destinados a homens autores de violência doméstica, com atividades voltadas à reflexão sobre comportamentos, emoções e responsabilidades.

Durante os encontros, os participantes tiveram momentos de troca de experiências e de reflexão sobre os atos praticados e suas consequências. Nesta edição, as atividades foram realizadas no salão do Tribunal do Júri da comarca de Joinville, com a participação de profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e de psicólogos parceiros.

Para a assistente social da CPMA de Joinville, Kátia Regina Vieira Pereira Aguiar, as atividades proporcionam um espaço para que os participantes revejam comportamentos e percebam de que forma suas atitudes podem afetar outras pessoas. “Os encontros possibilitam que os participantes olhem para as próprias atitudes e reflitam sobre caminhos que podem ser diferentes. Ao longo das atividades, eles passam a compartilhar mais suas experiências e a compreender melhor os efeitos da violência nas relações e na vida das vítimas”, destaca.

A programação foi encerrada com uma palestra das psicólogas voluntárias Viviane Dal Ri e Gislaine Vieira, que abordaram o tema “Inteligência Emocional: Lidando com a Raiva, Sentimentos e Autocontrole”. A atividade tratou de aspectos relacionados ao comportamento humano, ao acolhimento e às experiências pessoais, destacando também como as atitudes dos adultos podem interferir na vida das crianças. A reflexão incluiu ainda a preocupação dos pais em não prejudicar os filhos por meio de seus comportamentos e atitudes. A edição também contou com a participação dos voluntários Hilda Donat e Ingobert Klann, que abordaram a dependência química e os riscos relacionados ao uso de substâncias.

O Grupo Refletir integra o Programa de Reeducação desenvolvido pela CPMA e é aplicado como medida prevista no âmbito da Lei Maria da Penha. A CPMA é responsável pela execução e pelo acompanhamento das palestras e atividades, que buscam contribuir para a reflexão e a conscientização dos participantes sobre seus comportamentos e responsabilidades. Ao longo dos encontros, são trabalhados temas como direitos humanos, cidadania, igualdade de gênero, masculinidade, violência, controle das emoções, manejo da raiva, linguagem violenta, autoestima, uso de substâncias psicoativas e aspectos relacionados à legislação de proteção às mulheres. As atividades também proporcionam momentos de troca de experiências e de diálogo sobre situações vivenciadas pelos participantes.

Copiar o link desta notícia.


Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s: