Inédito no Brasil, projeto do TJ que mobilizou milhares de estudantes distribuiu prêmios nesta terça  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Inédito no Brasil, projeto do TJ que mobilizou milhares de estudantes distribuiu prêmios nesta terça 

Iniciativa teve como objetivo falar com os jovens, de forma simples e atrativa, sobre violência doméstica

03 Outubro 2024 | 18h52min
  • Prêmio

Quando duas potências se juntam – a favela e o Tribunal de Justiça – num projeto como este, de conscientização e de prevenção da violência doméstica, fica claro que é possível fazer grandes e positivas transformações na sociedade. Esta fala, emblemática, foi dita por João Paulo Malara, nascido na periferia e hoje CEO da New School, durante a entrega do prêmio “O Cuidado Transforma”.

O projeto desenvolvido entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a startup New School, que mobilizou milhares de jovens no Brasil num mix de curso, série e jogo, distribuiu prêmios aos vencedores nesta quinta-feira (3/10). A solenidade ocorreu na sala Desembargadora Thereza Tang, na sede da Corte, e contou com a presença de dirigentes do TJ, servidores, autoridades de outras instituições e, claro, dos estudantes, os protagonistas do evento.  

Inovadora, a ideia surgiu de uma inquietação: como falar com os jovens, de forma simples e atrativa, sobre violência doméstica? Como sensibilizá-los para uma questão tão importante e difícil?  Uma junção de conhecimentos e de áreas trouxe a solução e criou “O Cuidado Transforma”, um case de sucesso que já conquistou o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi escolhido para ser apresentado em evento nos Estados Unidos e rendeu reportagens em veículos nacionais e internacionais.  

Na linha de frente do projeto estão a Assessoria de Planejamento (Asplan), a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) – ambas do TJ  e a New School. Funciona assim: sem custo nenhum, o participante baixa o aplicativo e faz o curso online, em forma de série ficcional, com enredo ágil e didático sobre relacionamentos abusivos e violência de gênero. É curso, é série, e também é um jogo no qual os participantes concorreram a 252 prêmios, entre eles Iphone 12, Xbox 360, bicicleta, skate e chuteira. São as iscas para atrair a atenção e o interesse dos jovens.

Uma das vencedoras foi Helena de Melo Moraes, de 16 anos. “Com o curso, entre outras coisas, entendi que há diversas formas de violência, entre elas a psicológica, e que não é necessária a violência física para caracterizar um relacionamento abusivo”, diz. Helena é uma dos 1.343 estudantes que receberam o certificado de conclusão do curso em Santa Catarina.  

Na fala de abertura, a coordenadora da Cevid, desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, disse que “o evento marca um momento muito especial, no qual se reconhece o engajamento de jovens, professores, diretores e toda a comunidade escolar em um projeto que busca não apenas a conscientização, mas a transformação social”.

A coordenadora apresentou dados atuais sobre a violência doméstica em Santa Catarina. “Aqui no Estado, apenas de janeiro a agosto deste ano, mais de 20 mil medidas protetivas foram analisadas pelos nossos juízes e juízas”. A desembargadora finalizou enaltecendo os participantes, em grande parte provenientes de escolas públicas. “Vocês mostraram que estão dispostos a fazer a diferença, vocês são os verdadeiros protagonistas dessa mudança e demonstram, ao participar do curso, uma consciência que nos enche de esperança”.

Esperança foi a palavra destacada por João Paulo Malara, o CEO da New School. De improviso, numa sequência de frases certeiras e carregadas de entusiasmo, ele falou da própria trajetória, contou da infância na periferia, da mãe que trabalhava como empregada doméstica e do momento em que decidiu criar a startup. “Quando duas potências se juntam – a favela e o Tribunal de Justiça  num projeto como este, de conscientização e de prevenção da violência doméstica, fica claro que é possível fazer grandes e positivas transformações na sociedade”, diz João Paulo Malara.

No encerramento, o 1º vice-presidente do TJSC, desembargador Cid Goulart, representando o presidente Francisco Oliveira Neto, também ressaltou a importância das parcerias entre organizações locais e autoridades e afirmou: "Ao educar e conscientizar os nossos jovens, esperamos criar um impacto duradouro na redução da violência doméstica, construindo um futuro mais seguro e inclusivo para todos".

Por fim, o momento mais esperado, a entrega dos prêmios. A desembargadora aposentada Salete Sommariva, uma das vozes mais importantes na luta contra a violência doméstica em Santa Catarina, acompanhou a solenidade e participou da entrega dos prêmios. “Estes momentos mostram que estamos no caminho certo e renovam a nossa esperança”, disse.

Ao longo de todo o processo, segundo a Cevid, alguns parceiros se destacaram: a comarca de São José foi uma das mais engajadas, especialmente pela atuação do Grupo Emfrente e a da Secretaria de Educação de São José, na sensibilização das escolas e estudantes para participarem. A Faculdade Anhanguera também teve papel decisivo e liberou a professora Cristiane Cordeiro Machado para palestrar nas escolas, divulgando o curso, ao lado da servidora Grace Machado do Juizado da Violência doméstica de São José.

Além dos citados, entre outras autoridades, estiveram presentes o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; o 2º vice-presidente do TJ, desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo; o corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador Artur Jenichen Filho; a juíza auxiliar da Presidência Maira Salete Meneghetti; e o juiz-corregedor Raphael Mendes Barbosa. Representantes da Secretaria de Educação do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Ministério Público do Estado, Defensoria Pública do Estado e Polícia Civil de Santa Catarina também prestigiaram o evento.  

Veja a cobertura fotográfica do evento. 

Imagens: Cristiano Estrela/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080