Intercâmbio Brasil-Portugal: presidente do Tribunal da Relação do Porto conhece a sede do TJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Acompanhado do presidente do TJSC, magistrado português elogiou o acervo jurídico
Após participar do Seminário de Direito Comparado Brasil-Portugal, o presidente do Tribunal da Relação do Porto, desembargador José Igreja Matos, conheceu a sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) acompanhado do presidente da Corte catarinense, desembargador Francisco Oliveira Neto.
A visita teve início no Museu Desembargador Tycho Brahe Fernandes Neto, onde o magistrado português conheceu de perto a exposição dedicada à Revolução de 1930. Mapas originais das batalhas travadas em solo catarinense e documentos históricos raros compõem o acervo que retrata esse importante momento da história nacional.
Na sequência, o desembargador Matos foi recebido na Biblioteca do Judiciário, que abriga um dos maiores e mais atualizados acervos jurídicos do sul do Brasil, com cerca de 40 mil títulos entre livros e periódicos. Na ocasião, Matos demonstrou grande interesse pelo setor dedicado exclusivamente a obras publicadas por magistrados e servidores da Justiça catarinense.
“Eu achei original existir uma parte da biblioteca com obras dos magistrados e servidores. Realmente achei extraordinário, porque são muito numerosas e dizem muito do esforço de quem aqui trabalha em produzir obras jurídicas”, elogiou o presidente do Tribunal da Relação do Porto.
A visita institucional reforça o intercâmbio de boas práticas entre os Judiciários do Brasil e de Portugal e valoriza a produção intelectual desenvolvida no âmbito do TJSC.