Intérprete de Libras facilita diálogo em audiência na comarca de Camboriú - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Inclusão
A 1ª Vara Cível da comarca de Camboriú realizou na terça-feira (4/10) a primeira audiência com a colaboração de uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), já que as duas partes envolvidas na questão têm deficiência auditiva. A profissional de Blumenau, habilitada perante o sistema AJG/PJSC, participou por videoconferência, sem qualquer prejuízo ao ato.
A tradutora e intérprete de Libras Débora Koppman Wagner garantiu a comunicação durante a audiência - direito respaldado pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, que assegura o acesso da pessoa com deficiência à Justiça, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
“A participação da intérprete de Libras foi essencial para as partes entenderem o ato e se comunicarem, exprimindo sua vontade, participando ativamente na construção da autocomposição por intermédio do Judiciário”, destaca a juíza Karina Müller, titular da unidade.
Após uma hora e meia de audiência de instrução, as partes, que objetivavam o divórcio com partilha de bens, regulamentação de guarda, convivência parental e alimentos em favor da filha menor, alcançaram solução consensual em relação a todos os pedidos. A audiência teve a participação da promotora do Ministério Público de Santa Catarina Caroline Cabral Zonta.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)