Jovens do Novos Caminhos concluem formação para o mercado de trabalho em Criciúma  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Jovens do Novos Caminhos concluem formação para o mercado de trabalho em Criciúma 

Vara da Infância e Juventude apoia a inclusão profissional dos adolescentes 

05 Agosto 2025 | 10h15min

Um grupo de 23 adolescentes de Criciúma, entre eles jovens atendidos pelo programa Novos Caminhos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), concluiu o Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE/SC). A cerimônia de formatura ocorreu na última sexta-feira, dia 1º de agosto, no salão do Tribunal do Júri da comarca local.

A iniciativa, que contou com o apoio da Vara da Infância e Juventude de Criciúma, teve como objetivo preparar adolescentes para ingressar e se manter no mercado de trabalho. O curso gratuito ofereceu 60 horas de formação e abordou temas como postura profissional, comunicação, ética, trabalho em equipe e outras competências essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

“A formatura representa um marco na trajetória desses jovens, que agora estão mais preparados para enfrentar os desafios do mundo laboral”, destacou o juiz Klauss Corrêa de Souza. Dois participantes já foram contratados por meio do programa de aprendizagem. Além dos adolescentes do Novos Caminhos, o curso também foi aberto a estudantes de escolas públicas e jovens que passaram por medidas protetivas de acolhimento.

Uma das adolescentes foi contratada para trabalhar em uma escola. Ela disse que o curso a ajudou a reconhecer habilidades que não sabia ter. Outra jovem relatou: “Esta experiência foi uma oportunidade transformadora que ampliou meus conhecimentos, fortalecendo minha visão de futuro, e me preparou com mais segurança para os desafios do mercado de trabalho”.

A ação contou com o apoio de empresas e instituições da região, que atuaram como padrinhos do programa ao oferecer recursos, transporte, alimentação e vagas de estágio e aprendizagem. Estiveram no evento a juíza do Tribunal Regional do Trabalho em Criciúma, Janice Bastos; o promotor de justiça da infância e juventude Marcos Batista De Martino e o presidente do CIEE/SC, Luiz Carlos Floriani.

O programa Novos Caminhos, gerido pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do TJSC, tem como missão promover a autonomia e cidadania de crianças e adolescentes acolhidos, por meio de ações de escolarização, profissionalização e inclusão social. 

Copiar o link desta notícia.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080