Judiciário de SC firma termo de cooperação internacional com Universidade de Perugia - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Cooperação
O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, e o diretor da Academia Judicial (AJ), desembargador Luiz Antônio Fornerolli, firmaram no último dia 11 de março, em Perugia, na Itália, importante termo de cooperação internacional entre o TJSC, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Università degli Studi di Perugia, que permite que as três instituições realizem, em conjunto, ações de cunho acadêmico, científico e cultural, tais como reservas de vagas em cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, cursos livres e eventos, projetos de pesquisa conjuntos e intercâmbio de docentes.
“Vivemos um momento muito importante para o Poder Judiciário de Santa Catarina, pois este acordo permitirá que nossas instituições troquem experiências e se conheçam ainda melhor, com benefícios para todos, certamente também para a Universidade de Perugia”, afirmou o presidente do TJSC.
O desembargador Fornerolli, diretor-executivo da AJ, também comemorou os termos do acordo de cooperação. “A Academia Judicial é um órgão de formação de magistrados e servidores do PJSC, e para nós é uma grande satisfação estar aqui com o objetivo de promover maior integração entre o Judiciário catarinense, a Universidade e também o Judiciário italiano”, comentou. A partir de agora, prosseguiu Fornerolli, “vamos intensificar esforços de integração e troca de experiências, fatores importantes para a formação dos magistrados catarinenses”.
Participaram da cerimônia o reitor da universidade italiana, Maurizio Oliviero; o representante do reitor da Univali, Paulo Márcio Cruz; o subprocurador do Ministério Público de Santa Catarina, Júlio Fumo - que também firmou termo semelhante -; e a vice-reitora da Universidade de Perugia, Stefania Stefanelli. O magistrado Maurício Cavallazzi Póvoas, juiz auxiliar da Presidência do TJ, também acompanhou o evento e numa condição bem especial: ele próprio foi um dos juízes catarinenses que já obtiveram doutorado internacional em Ciências Jurídicas com dupla titulação pela Univali e Universidade de Perugia, numa prova prática do sucesso da empreitada acadêmica.
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)