Juízo de Santo Amaro da Imperatriz reúne rede de proteção da criança e do adolescente - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Reuniões ocorrem na última quarta-feira do mês
Com o propósito de realizar a proteção integral da criança e do adolescente, o juízo da comarca de Santo Amaro da Imperatriz implementou no mês de julho a realização de reuniões mensais com a rede de assistência. A partir de agora, na última quarta-feira de cada mês, sempre às 14h, haverá reunião com as entidades e os órgãos públicos que integram o sistema de garantias dos direitos das crianças e dos adolescentes, como prevê o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
A iniciativa foi da juíza titular da 1ª Vara de Santo Amaro da Imperatriz, Renata Mendes Ferraço. “Após assumir a unidade com competência no âmbito da infância e juventude em março deste ano, realizamos as audiências concentradas no mês de maio e percebi que não havia reunião de rede articulada. Ao conversar com todos os técnicos, sugeri que fosse realizada uma reunião mensal para debatermos as demandas da nossa comarca. Assim, montamos um grupo de WhatsApp com cerca de 80 profissionais e fizemos o primeiro encontro”, anotou a magistrada.
Segundo a juíza Renata, a integração da rede de proteção, o profissionalismo e o compromisso com a causa são fundamentais para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes. Além do Judiciário catarinense, a rede conta com integrantes do Ministério Público, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, dos serviços de fortalecimento de vínculos (CRAS e CREAS) e das polícias militar e civil, entre outros órgãos e entidades.
“Gostaria de registrar o meu agradecimento à assessora da infância da 1ª Vara, Júlia da Luz Volpato, sempre muito dedicada; à assistente social forense Mariane Irineia Alves e à psicóloga e coordenadora do CREAS, Joelma da Silva Gomes, que são muito compromissadas com a causa da infância”, completou a magistrada.