Justiça catarinense participa de encontro na UFSC sobre ética e relações no trabalho  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Justiça catarinense participa de encontro na UFSC sobre ética e relações no trabalho 

Promoção de um ambiente institucional saudável e respeitoso foi debatido no evento 

05 Agosto 2025 | 17h21min

A atuação das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de Todas as Formas de Discriminação (CPEAMAS), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), foi um dos destaques do Encontro Formativo promovido pela Biblioteca Universitária da UFSC na segunda-feira, 4 de agosto. Com o tema “Práticas e condutas no atendimento e nas relações interpessoais no trabalho”, o evento reuniu servidores e convidados para uma série de palestras voltadas à construção de ambientes profissionais mais éticos, inclusivos e acolhedores.

Representante do TJSC, o desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo, presidente das CPEAMAS e segundo vice-presidente do Tribunal, abordou o papel das comissões permanentes na prevenção de condutas abusivas no ambiente de trabalho. “A participação das CPEAMAS reforça o compromisso do Judiciário catarinense em promover um ambiente laboral saudável e seguro e consolidar o trabalho das comissões como referência no enfrentamento do assédio e da discriminação em instituições públicas”, avaliou o magistrado.

Na sequência, a secretária das CPEAMAS, Liara Mirna Souza, apresentou a sistemática de funcionamento das comissões e compartilhou boas práticas implementadas no Judiciário, como a criação de uma mascote educativa para ações de conscientização. Encerrando a participação do TJ, a professora Elizete Lanzoni Alves — servidora aposentada do Judiciário e ex-coordenadora da Comissão Permanente de Processo Disciplinar — abordou as consequências legais de condutas como assédio, discriminação e descumprimento de normas, reforçando o compromisso ético dos servidores públicos com a instituição e a sociedade.

A programação do evento também contou com falas de representantes da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE), da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) e do Departamento de Processos Disciplinares (DPD) da UFSC. 

Copiar o link desta notícia.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080