Voltar

Justiça de SC inova e faz licitação virtual com interação das empresas por videoconferência

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) fez o Poder Judiciário de Santa Catarina buscar soluções inovadoras mais uma vez. Nesta quinta-feira (21), o Judiciário realizou uma licitação na modalidade tomada de preços para a contratação de projetos para a construção do Fórum de São José do Cedro. Ao invés da presença física dos 29 representantes das empresas participantes no Tribunal de Justiça, eles tiveram a opção de interagir no processo por meio de videoconferência.  

Desde 2018, todas as licitações decorrentes da Lei n. 8.666/93 são transmitidas ao vivo pela internet para dar mais transparência ao processo, mas as empresas podiam acompanhar a abertura dos envelopes presencialmente. Diante da impossibilidade de comparecimento presencial em função da Covid-19, o Poder Judiciário catarinense fez o credenciamento prévio dos licitantes que pretendiam acompanhar ao vivo por meio da ferramenta de videoconferência do TJSC.

A iniciativa possibilitou que os representantes das empresas participassem da licitação virtual como se fosse presencial. "Utilizando os recursos da videoconferência, credenciamos os representantes das empresas e foi garantida a participação, ainda que a distância, com acompanhamento da abertura dos envelopes, atendendo aos princípios da transparência, isonomia e respeito ao sigilo das propostas", anota a diretora de Material e Patrimônio, Graziela Cristina Zanon Meyer Juliani.

A comissão permanente de licitação conta com cinco membros: dois engenheiros da Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) e três servidores da Diretoria de Material e Patrimônio (DMP).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.