Voltar Magistrados da comarca de Tubarão tiram dúvidas da sociedade em programa de rádio

Prestes a completar 15 anos no ar, o programa Rádio Justiça, veiculado na Rádio Tubá, de Tubarão, realiza edições a distância pela primeira vez devido à pandemia do novo coronavírus. O programa radiofônico tem como pauta principal o diálogo entre os magistrados da comarca e a população, com o objetivo de tirar dúvidas sobre a Justiça em Santa Catarina.

Numa conversa informal, os magistrados respondem às principais dúvidas da população, que chegam via mensagem ou ligação. Para o juiz Eron Pinter Pizzolatti, da 3ª Vara Cível de Tubarão, por meio dessas conversas as pessoas sabem sobre o papel do juiz, o dia a dia da profissão e a importância do Poder Judiciário.

Os magistrados buscam levar informação de maneira geral, ou seja, explicar os passos de um processo judicial para que isso sirva a todos os ouvintes e não somente àquele que perguntou. "Acredito que todas as informações que passamos no programa são muito úteis para que as pessoas saibam onde procurar ajuda. Além de tirar aquele estereótipo do juiz intocável, deixando claro que estamos ali para ajudar a sociedade", completa.

As principais dúvidas esclarecidas no programa tratam de herança, direito previdenciário e do trabalho, contratos com empresas telefônicas e bancos, além dos questionamentos sobre onde procurar ajuda. Pela presença de diversos temas, o programa busca ouvir juízes estaduais mas também federais e do trabalho, para contemplar todos os questionamentos possíveis.

Para o juiz Maurício Fabiano Mortari, do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar de Tubarão, o programa veio para preencher uma lacuna que existe entre os magistrados e a sociedade. "Há muito desconhecimento sobre o que faz o Poder Judiciário, por isso é tão importante estar nesse programa, não só para esclarecer as dúvidas mas também para desmistificar o papel dos juízes".

O diretor da Rádio Tubá, Rafael Uliano, conta que a intenção ao criar o programa era ajudar as pessoas e esclarecer dúvidas imediatas. "A ideia surgiu em 2004, por iniciativa do então juiz Paulo Ricardo Bruschi (hoje desembargador do TJSC) e do radialista Geraldo Salvador", relembra. O diretor afirma que a conversa dá oportunidade para esclarecer dúvidas ao vivo, criando uma interação entre a magistratura e a sociedade.

Em decorrência da pandemia do coronavírus, os juízes afirmam ser fundamental o acesso à informação. "Acredito que, pelo cenário que estamos vivendo, haverá diversos novos processos, seja por dívidas, demissões ou contratos que não foram cumpridos, por isso a importância de saber como agir", explica Mortari. O diretor da Rádio concorda que as dúvidas sobre a pandemia são recorrentes neste momento. "A participação dos magistrados, mesmo que a distância, trará um enriquecimento ainda maior para a sociedade", justifica Rafael.

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 10h, na Rádio Tubá, com a participação dos apresentadores e juízes. Ele pode ser ouvido pela rádio na estação AM 730, pela TV Tubá no canal 20 da TVC em Tubarão, ou pelos sites www.radiotuba.com.br e www.tvtuba.com.br (com informações da Assessoria de Imprensa da Associação dos Magistrados Catarinenses - AMC).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.