Mês de aprendizado estimula protagonismo juvenil entre adolescentes do Novos Caminhos - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Programação incluiu cursos, visitas a indústrias e contato com o meio rural no Meio-Oeste
O mês de julho foi especial para os adolescentes dos serviços de acolhimento de Joaçaba, Tangará, Capinzal, Catanduvas e Campos Novos. Por meio dos programas Novos Caminhos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em parceria com a área de Responsabilidade Social da FIESC, e Conexão + Saúde, diversas atividades foram realizadas com o objetivo de ampliar horizontes e preparar os jovens para o mundo do trabalho.
A programação incluiu cursos de qualificação profissional no SENAI de Luzerna, com temas como introdução ao Canva, ferramentas Google, comunicação profissional e robótica. As oficinas buscaram desenvolver habilidades digitais e estimular o protagonismo juvenil e, com isso, aproximar os adolescentes das exigências e possibilidades do mercado.
Além da formação em sala de aula, os jovens também participaram de visitas técnicas a indústrias da região. Na empresa FAST, em Capinzal, conheceram os setores de solda, montagem e expedição. Eles puderam observar o uso de tecnologias de ponta e ouvir relatos inspiradores de colaboradores. Já na Laticínios Tirol, em Treze Tílias, acompanharam de perto o processo de produção de derivados do leite, com destaque para os sistemas automatizados de controle de qualidade.
O encerramento da programação foi marcado por uma experiência no meio rural. Em uma visita ao Sítio do Vô Antônio, de João Brassanini, no interior de Água Doce, os adolescentes aprenderam sobre a doma e o laço, profissões tradicionais que exigem técnica e sensibilidade. O passeio a cavalo e o contato com a natureza proporcionaram momentos de lazer e bem-estar.
Além das atividades com os adolescentes, também foi realizada uma palestra para cuidadores e profissionais da rede de proteção, quando foram abordados temas como sigilo, integridade e conformidade no trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A assessora de Responsabilidade Social da Fiesc Elaine Blodorn Martins, interlocutora do programa na região, destaca que as ações reforçam o compromisso do Programa Novos Caminhos com o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens acolhidos ao mostrar algumas possibilidades. “O mais importante é que cada jovem possa reconhecer seus interesses, habilidades e sonhos, e perceber que há caminhos diversos e possíveis para seu futuro”, finalizou.