Novos Caminhos quer jovens mais próximos do trabalho no 2º semestre no Vale do Itajaí  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Novos Caminhos quer jovens mais próximos do trabalho no 2º semestre no Vale do Itajaí 

Reunião técnica avaliou 1º semestre, oportunidades de capacitação e vagas de emprego 

10 Julho 2025 | 10h50min

Com foco na continuidade das ações de formação e inserção profissional de adolescentes, foi realizada nesta semana (9/7), em Blumenau, mais uma reunião técnica do Programa Novos Caminhos, regional Vale do Itajaí. O encontro ocorreu na unidade do SESC, na Vila Nova, e reuniu representantes das instituições parceiras, casas de acolhimento e equipes técnicas locais que atuam nas cidades de Ascurra, Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode e Rio dos Cedros.

Durante a reunião, foi apresentado um balanço das atividades do primeiro semestre de 2025, com destaque para os cursos já concluídos, as novas vagas de emprego ofertadas e os encaminhamentos bem-sucedidos de adolescentes para o mercado de trabalho. Também foram discutidos os cursos previstos para a segunda etapa do ano, bem como ações voltadas à empregabilidade, com foco na ampliação das parcerias com o setor produtivo.

Outro ponto central foi a definição dos locais das próximas visitas técnicas, que têm como objetivo aproximar os jovens do ambiente profissional e despertar interesses para futuras escolhas de carreira. A atualização da planilha regional, com dados das atividades e atendimentos, também integrou a pauta. A interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc-Sesi-Senai/SC, Lígia Urbini Eugênio, conduziu a apresentação, com a colaboração de representantes de entidades parceiras que apresentaram seus serviços e oportunidades de cursos e de vagas de emprego aos adolescentes do Novos Caminhos.

Sobre o Novos Caminhos

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).

E, em 2022, três novas instituições passam a apoiar esse projeto: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - FAESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR - Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina - CIEE /SC e o Serviço Social do Comércio - SESC/Fecomércio.

Imagens: Divulgação/PNC-Blumenau
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080