Voltar Novos parceiros aderem à campanha estadual "Confinamento sem violência me representa"

A violência doméstica contra a mulher aumentou durante a quarentena, embora o número de notificações e os pedidos de medida protetiva tenham diminuído. Isso se deve, em parte, à dificuldade das vítimas em fazer a denúncia. Diante disso, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, idealizou a campanha "Confinamento sem violência me representa".

A ideia é simples: levar informação para os lugares onde há circulação de pessoas, entre eles supermercados, farmácias e postos de gasolina, serviços considerados essenciais e que continuam a funcionar durante a pandemia. Nesses lugares são afixados cartazes em tamanho A4, com orientações e contatos para as denúncias. O estabelecimento recebe o cartaz por e-mail, imprime e o coloca nos espaços mais visíveis. Ou seja, em momento de crise e de contenção de despesas, a campanha não tem nenhum custo para o Poder Judiciário.

Novos parceiros têm aderido à campanha, entre eles o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Rede Farmagnus, Posto Galo, Brasil Atacadista, Magrass Biguaçu, Foto Fujika, Dirigir Bem - Treinamento para Habilitados, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Palhoça, Sindicato dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Sinoreg), Tabelionato de Notas e Protesto de Palhoça. Além desses, outros já haviam aderido, como a Associação Catarinense de Supermercados e as redes de supermercados Angeloni e Giassi.

"Na maioria dos casos, o grande desafio dessas mulheres - independentemente do isolamento social - é superar o medo. E um dos caminhos dessa superação é, sem dúvida, a informação de qualidade. Essa é a razão da nossa campanha e, além disso, queremos prevenir a violência", afirma a desembargadora Salete Sommariva, que comanda a Cevid. Veja neste link os detalhes da campanha.

 

Como participar

Qualquer interessado pode imprimir os cartazes (em folha de papel tamanho A4) e afixar em locais com ampla circulação de pessoas no estabelecimento.

Encaminhar e-mail a cevid@tjsc.jus.br para informar que está apoiando a campanha, com registros fotográficos para divulgação e incentivo a novas adesões de parceiros.

As publicações referentes à campanha nas redes sociais deverão, preferencialmente, utilizar as hashtags #confinamentosemviolência, #ajustiçanãopara e #nãosecale.

 

Como denunciar

  • Ligue 180 - denúncias e informações sobre violência doméstica (Governo Federal)
  • Ligue 190 - Polícia Militar de Santa Catarina, para situação de emergência
  • Disque-Denúncia 181 - Polícia Civil de Santa Catarina
  • Telefone (48) 98844-0011 - WhatsApp/Telegram da Polícia Civil de Santa Catarina
  • Boletim de ocorrência eletrônico
  • Aplicativo PMSC Cidadão (disponível em Android ou IOS)
  • E-mail cevid@tjsc.jus.br - para informações, reclamações e sugestões.
Imagens: Divulgação/Cevid
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.