Voltar Para os recém-chegados, programa Novos Laços do PJSC é uma 'experiência incrível'

A história do ingresso de novos servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) mudou com a implantação do programa Novos Laços. A iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) acolheu e ambientou mais 22 recém-chegados na primeira semana de agosto. E o que eles têm em comum? O sentimento de gratidão pelo programa que "abriu as portas" e apresentou a estrutura do Judiciário catarinense. Entre os novos colaboradores, 21 são do cargo de TJA (técnico judiciário auxiliar) e um é analista administrativo.

Para a TJA Vanessa Corrêa de Souza, do Fórum Central da comarca da Capital, o programa Novos Laços diminui a ansiedade. “Foi uma experiência incrível, a qual me proporcionou amplo conhecimento sobre meus direitos, deveres e oportunidades oferecidas pelo TJ, uma vez que me orientou sobre as diversas áreas e trouxe uma visão mais humana de dentro da instituição. Posso afirmar que me senti extremamente acolhida e bem-recebida desde o início da ambientação, além de ter ficado mais segura e aliviada para o primeiro dia de trabalho”, observou.

Durante uma semana, em horário de expediente, os novos servidores realizam encontros por videoconferência. A finalidade é auxiliar na ambientação e na adaptação às atividades que serão desempenhadas. Com isso, a intenção é contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos recém-chegados.

A servidora Letícia dos Santos Inácio, do Fórum Central da comarca da Capital, informou que foi muito bem tratada e acolhida por todos, desde antes da posse. “Participar do Novos Laços foi uma ótima experiência, que ajudou muito a dissipar o receio e a ansiedade que ocorrem nesse período de nomeação e posse. É muito bom saber que estou adentrando em uma instituição que se preocupa com as necessidades e individualidades de cada servidor, e que tenta compatibilizá-las da melhor forma possível com as obrigações e formalidades decorrentes da atividade-fim do TJSC”, destacou a TJA.

O mesmo sentimento é compartilhado pela servidora Amanda Caroline Sborz, da comarca de Trombudo Central. “Participar do programa Novos Laços foi uma experiência única e essencial para o meu início no PJSC. Além de conhecer meus direitos e deveres, o contato com os demais servidores trouxe muita tranquilidade. A preocupação em ambientar o novo servidor só reforça o compromisso que o Tribunal tem com a qualidade de vida dos seus servidores”, comentou a TJA.

Além dos citados acima e dos nominados com depoimentos abaixo, também participaram desta edição os servidores Alexandro Abdon El Guedr (Maravilha), Andrews José da Rosa (Joinville – Fórum Fazendário), Carolina Schauffert Ávila da Silva (Capital – Fórum Continente), Júlia Pelegrini Kozuchovski (Capital – Fórum Continente), Leonardo Varela de Lima (Porto Belo), Quézia de Jesus Araújo (Capital – Fórum Continente), Renato Júnior Battisti (Trombudo Central) e Vinícius Jonas Moro (Anita Garibaldi).

 Mais depoimentos

O programa Novos Laços proporcionou sensação de acolhimento e de pertencimento ao Poder Judiciário catarinense. Foi enriquecedor participar deste programa, pois dá todas as orientações necessárias para que possamos desempenhar nosso serviço de maneira eficiente, bem como orienta sobre nossos direitos e demonstra que somos todos colegas unidos em prol de um fim.  

Alcimar dos Santos Baldança, TJA, Capital – Fórum Continente

 

É fundamental para os novos servidores iniciar no Poder Judiciário já tendo conhecimento de assuntos tão importantes, que farão parte da nossa vida funcional. Estou certo que o conhecimento adquirido nesta primeira semana será imprescindível. Todo o projeto é elaborado com muito carinho e repassado aos participantes com muito cuidado e atenção. Me senti muito acolhido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e deixo aqui meu agradecimento a toda a equipe do programa Novos Laços e da DGP, e desejo sucesso aos colegas em suas lotações.

 

Alex Bressan, TJA, Ponte Serrada

 

Foi muito gratificante participar do programa, me senti extremamente acolhido pelo TJSC. Ainda, o TJSC ofereceu suporte para a inclusão e acessibilidade com intérprete de Libras, me senti valorizado com essa iniciativa. Só tenho a agradecer à equipe e à instituição.

 

Andrey Eduardo Silva, TJA, Blumenau – Fórum Universitário

 

A semana do programa Novos Laços foi extremamente profícua. Foi um privilégio ter participado e ter recebido todas as informações necessárias para o início do exercício no Poder Judiciário catarinense. Não só a apresentação de todos os direitos e deveres foi excelente, mas também toda a solicitude com que todas as dúvidas foram sanadas. Com toda certeza o programa alcançou o objetivo almejado de ambientar e acolher os novos servidores. Muitíssimo obrigado.

 

Felipe Vilson Serino, TJA, Biguaçu

 

Foi fantástico participar do programa, desde o acolhimento até o encerramento, pois para mim, que vim da iniciativa privada, é uma transformação profissional, pessoal e social, ainda mais no meu caso, com mudança de estado. O programa nos apresenta e nos situa dentro da instituição, nos informa sobre os direitos, deveres, boas práticas e muito mais. Hoje posso não saber tudo sobre a instituição e atividades desempenhadas, mas sei onde me informar e procurar o que precisar. E se para mim sem participar do programa seria muito difícil iniciar no cargo, imagino para o colega com deficiência auditiva que participou desta edição. O sentimento que fica é de gratidão a todos os envolvidos.

 

Jean Pierre Soria Pinnow, TJA, Rio do Oeste

 

Programa excelente, difícil imaginar como era quando ele ainda não existia. O objetivo de acolher e ambientar os novos servidores foi cumprido de forma impecável. Foi muito bom para termos um panorama acerca da instituição e de tudo o que nos reserva.

 

Juliana Moreira Buchen, TJA, Blumenau

 

O programa Novos Laços é inovador e muito importante para quem está ingressando no Poder Judiciário, pois, além de nos dar um norte, nos acolhe, nos auxilia, nos pega pela mão muito antes da posse, nos auxilia em tudo que é necessário e tira todas as dúvidas que vão surgindo no decorrer dos dias. O programa é ótimo! Muito obrigado, Novos Laços!

 

Juliano Puerari, TJA, Curitibanos

 

O programa Novos Laços me surpreendeu positivamente, fiz várias anotações que me deram suporte para tomar algumas decisões, tal como ‘averbar tempo de serviço anterior, ou não’.

 

Leonardo Deitos, TJA, Videira

 

O programa é algo singular para um novo servidor. Tudo muito bem planejado para que a chegada dos novos colegas seja a mais amistosa e acolhedora possível. É um momento descontraído e informal, mas que cumpre a missão: passar as principais informações para a ambientação do novo servidor na nova carreira. Sentimento de agradecimento profundo à equipe pelos ensinamentos! Muito obrigado.

 

Mateus Fossatti, TJA, Curitibanos

 

Ótima iniciativa no sentido de ambientar o novo servidor no que diz respeito aos seus direitos e obrigações, bem como à introdução aos sistemas que serão utilizados no dia a dia.

 

Paulo Victor Barbosa Rodrigues Mercadante, analista administrativo, Lages

 

O programa é maravilhoso. Demonstra a preocupação da instituição em criar um ambiente agradável para o novo servidor, desde o início. As pessoas nos ajudam bastante no início da sua jornada. Muito obrigado!

 

Suemar Bispo Nascimento, TJA, Capital – Fórum Continente

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.