Parceria TJ/Arquivo Público permitirá que população acesse 910 mil documentos históricos  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Parceria TJ/Arquivo Público permitirá que população acesse 910 mil documentos históricos 

Cooperação prevê publicação de livro sobre memória histórica administrativa do Tribunal 

13 Dezembro 2024 | 14h32min
  • Parceria

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e o Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC) ampliaram parceria que possibilitará a digitalização, a descrição arquivística e a disponibilização ao público, de forma gratuita, de 910 mil documentos do Judiciário catarinense de 1891 a 1983. A reunião com integrantes das duas instituições ocorreu na quinta-feira passada, 5 de dezembro, na sede do Arquivo Público, em Florianópolis.

Na ocasião, em razão de parceria já estabelecida em outubro, o TJ emprestou ao Arquivo Público, que custodia esses documentos, um escâner modelo ScanSnap SV600, capaz de digitalizar impressos e manuscritos raros, mantendo as características e os formatos originais.

O equipamento impede a incidência de elementos capazes de danificar seu suporte, como luminosidade intensa, pressão ou tração mecânica. A qualidade de resolução da reprodução permite que o material digitalizado seja acessado pelo ATOM, plataforma gratuita, por qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo. Quem quiser pode ler também na Sala de Pesquisa do APESC.

À frente da iniciativa estão a desembargadora Haidée Denise Grin, presidente da Comissão de Gestão de Memória do Poder Judiciário de Santa Catarina, e o diretor do Arquivo Público do Estado, Rodrigo Fernando Beirão. Para a desembargadora, “mais do que preservar a história a partir de fontes primárias e valiosas, o compromisso é disponibilizá-la para a sociedade”.  Ainda segundo a magistrada, é impossível entender o presente sem compreender o que nos trouxe até aqui. “O conhecimento deste percurso é um direito de todos nós”, completa.

No dia seguinte, 6 de dezembro, os historiadores da APESC Juçara Nair Wollf, Luciano von Frühauf e Bruno Vormer estiveram no Arquivo Central do TJSC, em Palhoça, para participar de um treinamento sobre o uso do escâner. Eles foram recepcionados pelo chefe da Divisão de Arquivo, Marcos Rodolfo da Silva.

Os documentos do TJSC guardados no APESC são compostos de atos, portarias, minutas e correspondências diversas. “Grande parte dessa documentação evidencia o diálogo incessante entre Tribunal de Justiça, Governo e Secretarias de Estado em diversos momentos da história", diz Marcos.

A disponibilização de documentos digitalizados evita o recorrente manuseio do original e, desta forma, contribui para a sua preservação. O trabalho de digitalização será desenvolvido em 12 meses e resultará na produção de um livro pelos profissionais das duas instituições. A obra, inclusive, já tem nome: “A memória histórica administrativa do TJSC através de fontes documentais arquivísticas do APESC (1891/1983)”. 

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080