Voltar PJSC tem êxito em 50% das conciliações de 2º grau em audiências virtuais nesta semana

O isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) não impede a continuidade da prestação jurisdicional pelo Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). Na manhã desta quarta-feira (27/5), a Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojepemec) chegou ao êxito em mais uma conciliação de 2º grau por videoconferência, de um conflito que se arrastava desde 2016. Nesta semana, 50% das audiências realizadas alcançaram a paz social.

Com a participação das partes e dos advogados, as audiências virtuais de conciliação e de mediação podem ocorrer por meio da ferramenta de videoconferência ou pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Além de ser a maneira mais rápida para a solução de conflitos, a conciliação estimula a pacificação social, com respeito mútuo e de forma harmoniosa, sem depender da intervenção do Judiciário. Isso proporciona economia financeira para as partes com custas processuais e honorários advocatícios - gastos que envolvem a tramitação de um processo.

Nesta semana, o Programa de Conciliação e Mediação de 2º Grau pautou 30 processos. "Metade das audiências realizadas desde segunda-feira (25) foram exitosas, e ainda estamos no meio da semana. Para a próxima já são mais de 20 sessões designadas, mesmo em tempos de adversidades decorrentes da Covid-19, quando buscaremos a pacificação social em diferentes conflitos", afirma o mediador e conciliador Reginaldo Knevitz.

Vale ressaltar que os mediadores e conciliadores seguem técnicas estabelecidas pela Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com destaque para o termo de confidencialidade das sessões.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.