Presidente do TJ prestigia evento que restituiu mandatos cassados no regime militar - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Presidente do TJ prestigia evento que restituiu mandatos cassados no regime militar
14 Agosto 2019 | 08h04min

Uma sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina restituiu, de modo simbólico, os mandatos de um vice-governador e sete deputados estaduais catarinenses que tiveram seus mandatos cassados pelo regime militar na década de 1960. O evento, realizado na noite de ontem (13/8), reuniu familiares, amigos dos homenageados e autoridades, entre elas o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Rodrigo Collaço.

A lista incluiu o vice-governador Francisco Dallígna (PTB) e os deputados Paulo Stuart Wright (PSP), Addo Faraco (PTB), Evilásio Nery Caon (MDB), Fernando Viegas de Amorim (Arena), Genir Destri (MDB), Manoel Dias (PDT) e Waldemar Sales (Arena). Proponente da sessão, o deputado Rodrigo Minotto (PDT) comentou que o gesto, apesar de simbólico, tem um grande significado. "Nosso objetivo é restabelecer essa ordem, resgatando a memória daqueles que sofreram naquele regime e que lutaram pela democracia, por um Brasil mais justo e soberano", afirmou.

Para o presidente do TJ, o ato é "em benefício do cidadão, da democracia". Segundo ele, em nenhuma hipótese um deputado pode ser cassado por pensar diferente de quem esteja no governo. "A representação popular na democracia tem que ser absoluta, livre. Quando se cassa um deputado se atinge um pilar central da democracia, que é a representação popular. Em qualquer tempo é importante restituir esses mandatos para que fique a lição", concluiu (com informações da Assessoria de Imprensa da Alesc).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080