Projeto de modernização de instalações prediais alcança as salas de julgamento do TJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Sala de Sessões na Torre I foi reinaugurada nesta semana pela 1ª Câmara Criminal
A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) reinaugurou nesta quinta-feira, 7 de agosto, a sala de sessões de número quatro da Torre I. Das 10 salas de sessões do 2º grau de jurisdição localizadas nas Torres I e II, oito já foram concluídas e apenas duas continuam em obras. Os espaços passam por uma modernização que busca melhorar a infraestrutura, garantir segurança e qualificar o atendimento ao público.
Presidida pelo desembargador Ariovaldo Rogério Ribeiro da Silva, a sessão da 1ª Câmara Criminal que inaugurou o novo ambiente contou também com os desembargadores Carlos Alberto Civinski e Paulo Roberto Sartorato. As obras são realizadas de forma integrada pelas diretorias de Engenharia e Arquitetura (DEA), de Infraestrutura (DIE), de Tecnologia da Informação (DTI) e de Cadastro e Distribuição Processual (DCDP).
As alterações aprimoram a dinâmica dos debates durante as sessões. “As intervenções incluíram troca dos pisos, paredes e forros, repintura, substituição das instalações elétricas, de telecomunicações e de condicionamento de ar, além de cadeiras ergonômicas e novas telas, mais adequadas ao ambiente de trabalho. O espaço reservado ao público também foi reorganizado, mantendo a acessibilidade e o conforto”, anotou o diretor da DEA, Everton William Tischer.
Todas as seis salas de sessões da Torre II já estão prontas e à disposição dos desembargadores e desembargadoras. Já na Torre I, as salas de sessões três e quatro já foram entregues. A previsão de conclusão das obras nas últimas duas salas de sessões é para o início de setembro. Agora, as salas reformadas têm bancadas em tom amadeirado, com um novo padrão mais funcional e visual moderno.
A diretora da DIE, Fernanda de Jesus, explicou que o mobiliário foi executado por meio do novo contrato de móveis sob medida. “A escolha do MDF amadeirado conferiu ao ambiente mais funcionalidade e modernidade, e tornou o espaço mais harmônico. Tudo isso faz parte do projeto de modernização das instalações prediais da Justiça catarinense”, acrescentou a diretora.
Por fim, os monitores retráteis instalados nas bancadas pela DTI foram pensados para facilitar a comunicação e a visualização dos processos durante os julgamentos. “Todas as salas receberam novos computadores do tipo minidesk, de última geração, o que proporciona total fluidez no uso dos sistemas do PJSC. Além disso, todas as estações de trabalho, que atualmente são compostas de dois monitores de dimensões reduzidas, estão recebendo um único de 34 polegadas, que proporciona melhor visualização dos processos, otimiza a leitura e é ergonomicamente adequado aos novos espaços. Ainda, todo o sistema de áudio e vídeo foi reformulado, com equipamentos modernos e aderentes às necessidades das sessões”, completou o diretor da DTI, Daniel Moro.