Projeto trabalha autocontrole emocional entre jovens para prevenir violência doméstica  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Projeto trabalha autocontrole emocional entre jovens para prevenir violência doméstica 

Oficina em escola de Biguaçu, em parceria com o TJSC, terá 16 encontros com alunos 

13 Março 2025 | 09h52min
  • Cevid

Dentro da programação da campanha Março é Delas, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), do TJSC, participou da primeira oficina do projeto Verbaliza na Escola Básica Municipal Fernando Viegas de Amorim, em Biguaçu, na última terça-feira, 11 de março.

Conduzida por psicólogos e assistentes sociais, a iniciativa auxilia jovens a identificar, reconhecer e gerenciar as reações físicas e comportamentais desencadeadas por emoções e sentimentos. A abordagem ocorre por meio de dinâmicas, discussões e atividades lúdicas. Ao todo, serão 16 encontros.

A parceria com a escola surgiu do Convênio n. 79/2024, firmado entre o TJSC e os municípios de Biguaçu e Cunha Porã, onde o projeto teve início. “O projeto busca reflexões sobre todos os tipos de sentimentos para que crianças e adolescentes consigam identificar quaisquer situações de violência em que possam estar inseridos e não se tornem adultos violentos no futuro”, explica Cibelene Piazza Ferreira, assessora da Cevid, presente na primeira oficina. Ela destaca que o autocontrole emocional pode ser a chave para prevenir a violência doméstica e familiar.

Fernanda Peres, psicóloga escolar responsável pelos encontros em Biguaçu, acredita no grande potencial do projeto. “Ele é muito importante porque aborda e discute as emoções, além de questões diversas como racismo, bullying e futuro profissional”, afirma.

A psicóloga escolar e servidora da rede municipal Taís Boneti, de Cunha Porã, idealizou o projeto. Já o magistrado Rodrigo Cozer, que atuava na comarca, aproximou o Judiciário da iniciativa. “Identifiquei ali uma oportunidade. O projeto pode auxiliar no combate à violência na nossa sociedade, principalmente à violência doméstica”, destaca. 

Acompanhe a programação completa da campanha Março é Delas

Imagens: Divulgação/Pixabay-Cevid
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080