Voltar Santa Catarina amplia faixa etária da campanha de vacinação contra o sarampo

A Diretoria de Saúde do Tribunal de Justiça de Santa Catarina informa que a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina decidiu ampliar a faixa etária e vacinar pessoas com idades entre 6 meses e 49 anos, e não somente entre 5 e 19 anos como recomenda o Ministério da Saúde.

Entre os anos de 2019 e 2020 (até 25 de janeiro), foram confirmados 319 casos de sarampo em Santa Catarina. A faixa etária mais acometida pela doença é a de pessoas entre 15 e 29 anos, com 73,6% (235) do total de casos. Dos 295 municípios catarinenses, 39 já registraram casos de sarampo. Os municípios com mais casos são: Joinville (138), Florianópolis (46), Concórdia (18), Porto União (15) e Jaraguá do Sul (14). "Importante lembrar que, ao se vacinar, você também estará protegendo as crianças menores de 6 meses de idade, que não podem ser imunizadas", destacou o diretor de Saúde do TJ, José Eduardo Cacese Shiozawa.

Para tomar a vacina, basta se dirigir a qualquer Centro de Saúde, independentemente de ser ou não do seu bairro ou região, levando consigo a caderneta de vacinação para avaliação. Aqueles que não têm caderneta ou não sabem se completaram o esquema de vacinação devem seguir a recomendação abaixo:

- 6 meses de vida: dose zero
- 1 ano de idade: primeira dose
- 1 ano e 3 meses: segunda dose
- até 29 anos de idade: a pessoa precisa ter duas doses
- de 30 a 49 anos de idade: a pessoa precisa ter uma dose.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.