Servidora defende dissertação que compara direito de refugiados no Brasil e na Europa - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Obteve dupla titulação em Alicante e Itajaí
A servidora Juliana Furlani Musco, lotada no Juizado Especial Cível e Criminal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Fórum do Norte da Ilha, promoveu com sucesso nesta semana a defesa de sua dissertação, intitulada "Em busca de um lar: uma análise da governança europeia e brasileira dos direitos dos refugiados à luz da sustentabilidade social", em dupla titulação com a Universidade de Alicante (Espanha) e a Univali (Itajaí).
A dissertação foi aprovada com conceito A. A servidora registrou seus agradecimentos ao Tribunal de Justiça, à juíza Vânia Petermann, à chefe de cartório Vera Lúcia Lorenzet Reche e a todos os seus colegas da unidade, que sempre lhe prestaram apoio durante esta fase de estudos. A pesquisa de Juliana tinha por objetivo estudar aspectos destacados dos modelos de governança europeia e brasileira, com vistas na melhor compreensão da constituição do instituto do refúgio e sua consolidação sob uma perspectiva de sustentabilidade social, bem como fornecer bases teóricas para a reflexão da problemática dos refugiados na Europa e no Brasil.
"A xenofobia e a crescente onda de ódio contra as minorias, a exemplo dos negros, LGBTs, imigrantes e refugiados, devem causar repúdio e indignação no cenário internacional e devem ser severamente combatidas. Não é aceitável que qualquer ser humano seja considerado inferior a outro por ter nascido em determinado território, ou falar determinada língua, ou ter a pele mais pigmentada, ou crer em um Deus diferente", anotou a servidora em seu trabalho.
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)