Servidora recebe homenagens pelos 40 anos de trabalho na mesma unidade jurisdicional  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Servidora recebe homenagens pelos 40 anos de trabalho na mesma unidade jurisdicional 

Tomásia está na Vara da Família, em Joinville, desde que entrou na Justiça catarinense 

21 Julho 2025 | 11h23min

Com a dinamicidade das tecnologias, mercados e profissões, nos dias de hoje fica até difícil imaginar alguém trabalhando por 40 anos na mesma instituição. E que dirá, então, todo esse tempo na mesma função e, sim, na mesma empresa?! Nesse caso, a organização é o Poder Judiciário de Santa Catarina, local que a joinvilense Tomásia Duarte Barbosa Moreira escolheu para fazer carreira profissional. No último dia 27 de junho, a técnica judiciária auxiliar completou quatro décadas na Vara da Família da comarca de Joinville. Mesmo com tempo de serviço e idade para se aposentar, isso nem passa pela cabeça e nem pelo coração dela.

“Pessoa maravilhosa, alto astral, muito fashion, educadíssima, inteligente e de bem com a vida! Ela sempre está lindíssima! Superarrumada! Onde a Tomásia chega, ela encanta. Todos gostam demais dela!”, define a colega de serviço e amiga Patrícia Rohregger Arcari. De acordo com a servidora, antes do PJSC, Tomásia trabalhou no extinto Banco Comind e numa empresa têxtil.


 

Foi uma colega de trabalho que convidou Tomásia para se inscrever no concurso do Poder Judiciário. Na época, a inscrição era feita diretamente no fórum. Surpresa com a aprovação, ela ingressou no PJSC aos 26 anos de idade e nem imaginava que começava ali sua realização profissional. Tomásia assumiu o cargo na então Vara da Família, Cível e Infância. Algum tempo depois as competências foram separadas e surgiu a 1ª Vara da Família, onde a servidora continuou. Logo foi instalada a 2ª Vara da Família e, por fim, a 3ª Vara da Família, onde ela se encontra atualmente, mais precisamente no cartório da unidade. E foi ali que ela descobriu uma vocação e uma paixão: as audiências de conciliação.

“Ela faz audiências de conciliação que, na maioria das vezes, resultam em acordo das partes. Ela é muito boa em conciliar, entende muito do assunto. Apesar de serem acordos complexos, Tomásia gosta muito do que faz e inspira as pessoas que trabalham com ela. Jamais cogitou trocar de unidade. Ela é uma servidora muito dedicada e prestativa. Todos a conhecem por fazer parte da Vara da Família”, revela Patrícia.

Homenagem

Com a juíza da 3ª Vara da Família, Fabrícia Alcantara Mondin, à frente, a equipe da unidade fez uma homenagem para Tomásia. A chefe de cartório da unidade, Mariana Moretto Branco, foi cúmplice e lembra um detalhe carinhoso preparado para o momento.

“A magistrada Fabrícia colocou a escrita ‘40+’ num balão, expressando que ela continuará ainda mais alguns anos com a gente. Ela fala que adora o trabalho e se sente bastante acolhida. Está sempre alegre, de bom humor. É contagiante! Para nossa sorte, ela disse que quer continuar por mais alguns anos ainda”, comemora Mariana. Patrícia colabora: “Tomásia não fala em se aposentar! Vai me esperar!”, brinca a amiga.


 

"Tive a honra de testemunhar quatro dos quarenta anos de dedicação de Tomasia ao Poder Judiciário de Santa Catarina. Quando atuei na 3ª Vara da Família, ela era responsável pela condução e formalização das audiências de conciliação - função que ainda exerce -, respondendo por parcela expressiva do mapa estatístico da unidade. Sua postura firme e respeitosa em audiência conquistou a confiança de advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público, partes e magistrados que por lá passaram. Nos momentos de tensão, sua condução segura era suficiente para restabelecer a ordem, dispensando a intervenção judicial. E o que mais impressionava: saía das audiências com serenidade, sem se deixar abalar pelos dramas humanos que ali se apresentavam, próprios de contextos familiares marcados por conflitos. Celebrar a trajetória de Tomásia é reconhecer um exemplo de profissionalismo e vocação no serviço público", compartilhou o magistrado Fernando Speck de Souza.

No dia da homenagem, Tomásia recebeu flores e uma placa com os dizeres: “Nosso agradecimento por 40 anos de dedicação, paciência e coragem na transformação de conflitos familiares em caminhos de paz”. Diante de tanto carinho, a servidora agradeceu: “Sinto-me muito feliz por ter todos vocês compartilhando esse momento comigo!”.

E mais uma homenagem aconteceu à mulher que, segundo Patrícia e Mariana, “adora se reunir com as amigas, tem um marido muito legal e querido, tem dois filhos e dois netos, além de viajar muito e manter relacionamentos saudáveis”. Todas as informações desta matéria foram fornecidas pelas colegas a fim de garantir mais essa surpresa à amiga. 

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080