Servidora recebe homenagens pelos 40 anos de trabalho na mesma unidade jurisdicional - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Tomásia está na Vara da Família, em Joinville, desde que entrou na Justiça catarinense
Com a dinamicidade das tecnologias, mercados e profissões, nos dias de hoje fica até difícil imaginar alguém trabalhando por 40 anos na mesma instituição. E que dirá, então, todo esse tempo na mesma função e, sim, na mesma empresa?! Nesse caso, a organização é o Poder Judiciário de Santa Catarina, local que a joinvilense Tomásia Duarte Barbosa Moreira escolheu para fazer carreira profissional. No último dia 27 de junho, a técnica judiciária auxiliar completou quatro décadas na Vara da Família da comarca de Joinville. Mesmo com tempo de serviço e idade para se aposentar, isso nem passa pela cabeça e nem pelo coração dela.
“Pessoa maravilhosa, alto astral, muito fashion, educadíssima, inteligente e de bem com a vida! Ela sempre está lindíssima! Superarrumada! Onde a Tomásia chega, ela encanta. Todos gostam demais dela!”, define a colega de serviço e amiga Patrícia Rohregger Arcari. De acordo com a servidora, antes do PJSC, Tomásia trabalhou no extinto Banco Comind e numa empresa têxtil.
Foi uma colega de trabalho que convidou Tomásia para se inscrever no concurso do Poder Judiciário. Na época, a inscrição era feita diretamente no fórum. Surpresa com a aprovação, ela ingressou no PJSC aos 26 anos de idade e nem imaginava que começava ali sua realização profissional. Tomásia assumiu o cargo na então Vara da Família, Cível e Infância. Algum tempo depois as competências foram separadas e surgiu a 1ª Vara da Família, onde a servidora continuou. Logo foi instalada a 2ª Vara da Família e, por fim, a 3ª Vara da Família, onde ela se encontra atualmente, mais precisamente no cartório da unidade. E foi ali que ela descobriu uma vocação e uma paixão: as audiências de conciliação.
“Ela faz audiências de conciliação que, na maioria das vezes, resultam em acordo das partes. Ela é muito boa em conciliar, entende muito do assunto. Apesar de serem acordos complexos, Tomásia gosta muito do que faz e inspira as pessoas que trabalham com ela. Jamais cogitou trocar de unidade. Ela é uma servidora muito dedicada e prestativa. Todos a conhecem por fazer parte da Vara da Família”, revela Patrícia.
Homenagem
Com a juíza da 3ª Vara da Família, Fabrícia Alcantara Mondin, à frente, a equipe da unidade fez uma homenagem para Tomásia. A chefe de cartório da unidade, Mariana Moretto Branco, foi cúmplice e lembra um detalhe carinhoso preparado para o momento.
“A magistrada Fabrícia colocou a escrita ‘40+’ num balão, expressando que ela continuará ainda mais alguns anos com a gente. Ela fala que adora o trabalho e se sente bastante acolhida. Está sempre alegre, de bom humor. É contagiante! Para nossa sorte, ela disse que quer continuar por mais alguns anos ainda”, comemora Mariana. Patrícia colabora: “Tomásia não fala em se aposentar! Vai me esperar!”, brinca a amiga.
"Tive a honra de testemunhar quatro dos quarenta anos de dedicação de Tomasia ao Poder Judiciário de Santa Catarina. Quando atuei na 3ª Vara da Família, ela era responsável pela condução e formalização das audiências de conciliação - função que ainda exerce -, respondendo por parcela expressiva do mapa estatístico da unidade. Sua postura firme e respeitosa em audiência conquistou a confiança de advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público, partes e magistrados que por lá passaram. Nos momentos de tensão, sua condução segura era suficiente para restabelecer a ordem, dispensando a intervenção judicial. E o que mais impressionava: saía das audiências com serenidade, sem se deixar abalar pelos dramas humanos que ali se apresentavam, próprios de contextos familiares marcados por conflitos. Celebrar a trajetória de Tomásia é reconhecer um exemplo de profissionalismo e vocação no serviço público", compartilhou o magistrado Fernando Speck de Souza.
No dia da homenagem, Tomásia recebeu flores e uma placa com os dizeres: “Nosso agradecimento por 40 anos de dedicação, paciência e coragem na transformação de conflitos familiares em caminhos de paz”. Diante de tanto carinho, a servidora agradeceu: “Sinto-me muito feliz por ter todos vocês compartilhando esse momento comigo!”.
E mais uma homenagem aconteceu à mulher que, segundo Patrícia e Mariana, “adora se reunir com as amigas, tem um marido muito legal e querido, tem dois filhos e dois netos, além de viajar muito e manter relacionamentos saudáveis”. Todas as informações desta matéria foram fornecidas pelas colegas a fim de garantir mais essa surpresa à amiga.