Voltar Servidores da comarca de Chapecó recebem treinamento para integrar Brigada de Emergência

Servidores e colaboradores da comarca de Chapecó receberam novo treinamento para brigadistas. O curso foi ministrado pelo sargento Luciano Hünning, do Corpo de Bombeiros de Chapecó. O objetivo foi atualizar as técnicas de prevenção e combate a incêndios e procedimentos de primeiros socorros para os membros da Brigada de Emergência do fórum da comarca, bem como capacitar novos integrantes.

A chefe de secretaria do foro da comarca, Suzeli Scheffer Lucietto, explica que a Brigada é formada por servidores e colaboradores de diversos setores do fórum para que possam mobilizar a saída adequada dos colegas e usuários externos que estiverem nos respectivos setores.

O treinamento trouxe noções básicas de primeiros socorros para casos simples, como desmaio ou infarto, e técnicas de combate à chamas como desenrolar mangueira de incêndio e utilização de hidrantes. "As orientações repassadas são muito importantes não só para o período em que estamos no prédio do fórum, mas também para o nosso dia a dia em casa ou em qualquer outro lugar em que estivermos", destaca Suzeli.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Luciano Hünning, que ministrou a capacitação, observou que a arquitetura diferente do prédio do fórum deve ser levada em consideração em caso de emergência pelo fato de possuir oito andares e escadas em circuito "caracol". No entanto, o próprio design do prédio proporciona boa circulação de ar. "A ideia do treinamento é fazer com que os participantes tenham contato com situações muito próximas do que realmente acontece em casos de emergência. Isso facilita a ação no momento de necessidade", ressalta Hünning.

A Brigada de Emergência do fórum ficou composta por 28 servidores e colaboradores que atuam em diversos setores e em diferentes andares do prédio. No próximo dia 13 de setembro, o grupo fará um treinamento de evacuação do fórum em que todos os ocupantes do espaço participarão. A Brigada de Emergência está no Plano de Emergência Contra Incêndio, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia. A formação do grupo também está prevista em lei. 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.