TJSC prepara ampla formação sobre uso de inteligência artificial no Judiciário - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Academia Judicial inicia capacitação com foco na disseminação do uso prático e estratégica da IA
A Academia Judicial (AJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promoveu na tarde desta segunda-feira, 28 de julho, o curso "Inteligência Artificial como Estratégia", voltado a magistrados e servidores indicados como formadores nesta nova etapa do projeto. A atividade marca uma nova fase da política de inovação tecnológica do TJSC, com foco na disseminação prática e estratégica da inteligência artificial (IA) no apoio à atividade jurisdicional.
Os docentes convidados foram os psicólogos e neurocientistas Leandro Mattos e Andressa Roveda. Com 20 vagas, o curso é direcionado a alunos aprovados no curso de Formação de Formadores, multiplicadores responsáveis pelo Curso sobre Inteligência Artificial Aplicada.
Os trabalhos foram desenvolvidos na sede da AJ. A abertura contou com a presença do diretor-executivo da Academia, desembargador Luiz Felipe Siegert Schuch; do juiz auxiliar da Presidência do TJ Fernando Rodrigo Busarello; do diretor de Capacitação de Serviços Judiciários, juiz Romano José Enzweiler; e do diretor de Tecnologia da Informação do TJSC, Daniel Moro de Andrade.
O conteúdo programático incluiu temas como automação de tarefas, integração de sistemas, aumento da eficiência processual e organizacional, e análise de cases internacionais que representam o estado da arte da IA. A programação também contempla reflexões sobre o futuro do trabalho no Judiciário com o uso intensivo de ferramentas baseadas em IA.
A iniciativa dá continuidade ao programa iniciado em 2024, quando o TJSC promoveu uma série de turmas introdutórias e intermediárias sobre o uso do Copilot, ferramenta baseada em IA generativa. Agora, a nova ação, denominada "Inteligência Artificial Aplicada", será levada a todo o Estado a partir de agosto. Os juízes e servidores formados atuarão como instrutores regionais. A proposta é preparar o corpo funcional do Judiciário catarinense para lidar com os impactos e oportunidades trazidos pelas tecnologias de IA e fomentar seu uso criterioso.
“Esta é uma ação pensada para levar a servidores e magistrados de todo o Estado a melhor forma de utilizar a inteligência artificial. É um passo importante para que nossos usuários tenham conhecimento inicial de IA, saibam com o que estão lidando, qual o potencial da ferramenta, e comecem a usá-la – sempre de forma criteriosa e responsável”, destacou o juiz auxiliar Fernando Busarello, do Núcleo de Tecnologia e Inovação de Presidência.
Já o diretor-executivo da AJ deu boas-vindas aos formadores participantes e enfatizou o trabalho da Academia na realização do curso. “É um trabalho feito por muitas mãos, com muita dedicação. Vocês não foram escolhidos por acaso. Estão aqui porque cada um tem um potencial muito grande para fazer isso repercutir e reverberar regionalmente, além de alinhar nossa atuação em IA com nossos servidores e magistrados dentro do mesmo padrão ético e de responsabilidade”, concluiu o desembargador Luiz Felipe Schuch.