Voltar TJSC empossa dois novos desembargadores: João Eduardo De Nadal e Marcio Rocha Cardoso


 

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) empossou na tarde desta sexta-feira (16/12) dois novos desembargadores: o magistrado Marcio Rocha Cardoso, promovido por merecimento em eleição realizada na sessão do Tribunal Pleno do último dia 7, e o advogado João Eduardo De Nadal, que passa a integrar a Corte catarinense em vaga destinada a membros da advocacia pelo quinto constitucional.

Marcio Rocha Cardoso assume em vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Cláudio Barreto Dutra, enquanto João Eduardo De Nadal ocupa a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Fernando Carioni. O ato de posse ocorreu na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki do TJSC, em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo YouTube.


 

Os novos membros do Tribunal foram recepcionados pelos desembargadores Sérgio Roberto Baasch Luz, o decano da Corte presente, e Roberto Lepper, o mais novo integrante. Na sequência, prestaram o compromisso legal para o cargo e receberam pelas mãos de familiares o Diploma e a Medalha da Ordem do Mérito do Judiciário catarinense.


 

A saudação aos mais recentes companheiros de Corte partiu dos desembargadores Antonio do Rêgo Monteiro Rocha e Getúlio Corrêa (2º vice-presidente do TJSC). "Querido amigo e desembargador, tendo vossa excelência tomado posse como magistrado desta alta corte estadual, sugiro-lhe, na condição de velho amigo, sentir-se bem aventurado, tomando posse de si mesmo como ser integral. Desejo-lhe muita saúde e sucesso", cumprimentou Monteiro Rocha, em referência a Nadal. "Marcio Rocha Cardoso, novo desembargador e meu amigo, que tenha uma vida longa, que permita uma convivência harmoniosa com os seus, e que o grande arquiteto do universo continue iluminando suas decisões", saudou Getúlio Corrêa.

Os novos desembargadores também manifestaram suas primeiras palavras na condição de membros do Tribunal:

Tive a felicidade de ter nascido numa família plena de amor e cuidado. Felicidade de um autêntico amor de maturidade. Felicidade de dois filhos amados. Felicidade de amigos sinceros e queridos. Todos, sem exceção, me fizeram chegar aqui. E porque todos vocês me fizeram, de uma forma ou outra, aqui chegar é que minhas palavras de entrada nesta Corte têm apenas um objetivo: a todos vocês agradecer. Desembargador Marcio Rocha Cardoso

É com sensação de dever cumprido, consciente da responsabilidade que me aguarda, que deixo a beca e visto a toga. Não tenho promessas a fazer. Ofereço o meu trabalho, a minha dedicação e a minha lealdade aos meus pares para cumprir mais esta missão. No fim das contas, vou pelos conselhos de Guimarães Rosa: "O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim — esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem". Desembargador João Eduardo de Nadal

Com a palavra, o presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, reconheceu a postura do governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, em sempre nomear a desembargador aqueles mais votados pela classe dos advogados e pelo Tribunal na lista tríplice. Destacou, também, a boa relação interinstitucional em Santa Catarina. Enalteceu, por fim, as qualidades dos novos desembargadores do TJSC.

"Os dois desembargadores vêm completar o quadro da magistratura de segundo grau em Santa Catarina. Esses desembargadores vêm para, junto conosco, continuar a responder aos desafios do Judiciário contemporâneo. Desafios que são de natureza qualitativa e quantitativa, mas, graças à competência e à dedicação de nossos magistrados e servidores, nós temos respondido de forma superlativa a esses desafios e, sobretudo, com qualidade e produtividade nas nossas decisões."

Estiveram presentes na sessão solene autoridades ilustres das esferas federal e estadual dos três poderes, desembargadores e representantes de outros tribunais, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Tribunal de Contas do Estado e da Associação dos Magistrados Catarinenses, além de deputados e lideranças políticas e de entidades de classe.

OS NOVOS DESEMBARGADORES

Natural de Florianópolis, Marcio Rocha Cardoso iniciou carreira na magistratura como juiz substituto em 1995 e atuou nas comarcas de São Miguel do Oeste, Descanso, Curitibanos, Chapecó, Blumenau e Capital. O magistrado estava lotado nas Turmas Recursais, mas integrava a relação de juízes de direito de 1º grau convocados para cooperar no 2º grau de jurisdição em substituição a desembargadores.

Natural de Chapecó, João Eduardo De Nadal é mestre em direito constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), de Brasília-DF, com estudos publicados pela Universidade de Granada, na Espanha. Atuou como assessor jurídico do TJSC e da Prefeitura Municipal de São José. Atuou ainda como conselheiro da Companhia de Águas e Saneamento (Casan) e da SC Participações e Parcerias S/A (SCPAR). Também foi diretor de desenvolvimento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável e consultor jurídico do Senado Federal.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.