TJSC formaliza termo de adesão e Programa Novos Caminhos chega a Caçador - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar TJSC formaliza termo de adesão e Programa Novos Caminhos chega a Caçador
02 Setembro 2016 | 13h50min

O Programa Novos Caminhos chegou a Caçador para beneficiar jovens que vivem em casas de acolhimento do Estado. O início das atividades foi formalizado com a assinatura de termo de adesão pelo Tribunal de Justiça, em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC). Na região de Caçador, o programa atenderá as comarcas de Canoinhas, Curitibanos, Fraiburgo, Lebon Régis, Porto União, Santa Cecília e Videira.

Em três anos, o programa já atendeu 607 jovens, dos quais 111 foram inseridos no mercado de trabalho em Santa Catarina. A AMC foi representada na ocasião pela presidente em exercício, juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, que reforçou a importância do Novos Caminhos para a reinserção social dos adolescentes que vivem em casas de acolhimento do Estado. "Se a sociedade não agir, vai ser vítima. Muitas vezes eles precisam apenas de uma oportunidade", destacou a magistrada, para quem nesses três anos a vida dos jovens atendidos mudou. Ela também pediu o apoio dos empresários, defendendo que abram as portas de seus estabelecimentos a esses adolescentes.

No evento foi enaltecida a importante participação e apoio dos desembargadores, juízes, assistentes sociais e demais técnicos do Poder Judiciário que direta ou indiretamente operacionalizam o Programa. O foco é a educação para o mundo do trabalho e para a cidadania, com o objetivo de ofertar aos adolescentes, além da formação técnica, uma formação social voltada ao relacionamento, disse o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

O desembargador Sérgio Izidoro Heil, 2º vice-presidente do TJSC, representou o presidente, desembargador Torres Marques no evento que teve também a participação da desembargadora Soraya Nunes Lins, da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij); da juíza de 2º grau Rosane Portela Wolff; e dos juízes Rui César Lopes Peiter (comarca de Lebon Régis) e Lívia Francio Rocha Cobalchini (Vara da Infância e Juventude de Caçador).

O programa integra as ações do Movimento Santa Catarina pela Educação e tem como finalidade qualificar e profissionalizar os mais de 400 adolescentes, com idade a partir de 14 anos, que estão ou passaram por situação de acolhimento no Estado, para serem preparados para o mercado de trabalho (com informações da Assessoria de Imprensa da AMC).

Imagens: Jorge Tadeu / Assessoria de Imprensa da Fiesc
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080