Tribunal do Júri julga crimes graves em diversas comarcas catarinenses na próxima semana - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Casos envolvem homicídios qualificados, feminicídio, tentativa de assassinato contra policiais e crimes ligados ao tráfico de drogas
Entre os dias 4 e 8 de agosto, o Judiciário catarinense tem pauta do Tribunal do Júri com uma série de julgamentos que chamam atenção pela gravidade e complexidade dos crimes. Em diversas comarcas do Estado, réus responderão, por exemplo, por homicídios qualificados, feminicídio e tentativa de homicídio contra agentes públicos, além de casos relacionados a facções criminosas e violência doméstica. Os processos envolvem desde crimes motivados por vingança até execuções ligadas ao tráfico de drogas. Conheça o resumo de alguns desses processos:
4 de agosto – A comarca de São Domingos vai debater um crime cruel e que teria sido motivado por vingança. Os fatos aconteceram em 16 de fevereiro de 2024, no pavilhão de uma cooperativa, situado na terra indígena Xapecó, no município de Ipuaçu. Consta na denúncia que os dois réus e a vítima teriam passado a manhã consumindo bebida alcoólica juntos. A vítima teria adormecido no chão do local. Foi aí que os acusados teriam agredido o homem com socos, chutes e golpes de pedra - com peso de 31,6 quilos -, principalmente na cabeça. O motivo do crime seria o envolvimento da vítima e/ou de familiares na morte de parente de um dos acusados (Autos n. 5000393-68.2024.8.24.0060).
5 de agosto – Na comarca de Guaramirim, um réu será submetido a julgamento por tentativa de homicídio qualificada, em tese, por motivo fútil e recurso que teria impossibilitado a defesa da vítima. Conforme a denúncia do Ministério Público, os fatos ocorreram em 18 de novembro de 2023, quando dois homens teriam se dirigido à residência da vítima, no bairro Imigrantes, e efetuado disparos de arma de fogo. Ainda segundo o Ministério Público, os denunciados teriam planejado uma emboscada: enquanto um deles atrairia a vítima até o local, o outro seria o responsável por realizar os disparos. O crime teria sido motivado por ciúmes, já que um dos acusados mantinha relacionamento com a ex-esposa da vítima, com quem ela tem um filho. Houve cisão no processo e apenas um dos réus será julgado na presente data (Autos n. 5004650-44.2024.8.24.0026).
5 de agosto – Na Capital, um homem será julgado pelo crime de tentativa de homicídio contra outro homem, dentro do quarto de um hotel na avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Segundo a denúncia, no dia 25 de julho de 2021, por volta das 7h20min, o acusado teria feito dois disparos de arma de fogo contra a vítima, que foi atingida no ombro e no braço. Após o consumo de drogas entre dois casais, os homens teriam se desentendido pela proposta de swing, e a vítima foi ferida por sua própria arma de fogo (Autos n. 5112477-60.2023.8.24.0023).
5 de agosto – Na comarca de Santa Cecília, um homem será julgado por tentativa de homicídio contra policiais. Consta na denúncia que em 28 de outubro de 2017, por volta das 21h30, o denunciado teria agido, com intenção de matar, em uma emboscada contra uma viatura da Polícia Militar. Escondido em uma área de mata, efetuou cinco disparos contra os ocupantes da viatura, dificultando qualquer possibilidade de defesa. Um dos agentes foi atingido no braço por dois projéteis. Posteriormente, uma perícia em aparelho celular revelou mensagens em que o denunciado confessava os disparos e afirmava que repetiria o ato (Autos n. 0000288-04.2018.8.24.0056).
7 de agosto – O Tribunal do Júri da comarca de Lages julgará um homem por homicídio qualificado por recurso que dificultou a defesa do ofendido. De acordo com a denúncia, o crime ocorreu na madrugada de 20 de março de 2020, no interior de uma residência localizada no bairro Popular. Durante agressão, o denunciado teria desferido uma facada no abdômen e uma tijolada na cabeça da vítima (Autos n. 5006968-97.2020.8.24.0039).
7 de agosto – Dois homens serão julgados pelo Tribunal do Júri da comarca de Blumenau, acusados de homicídio qualificado pelo uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu em novembro de 2017. Um dos acusados teria ido ao encontro da vítima acompanhado do sobrinho. Ele teria descido da motocicleta e surpreendido o homem em via pública, supostamente efetuando sete disparos de arma de fogo. Após os tiros, ambos teriam fugido do local no veículo conduzido pelo sobrinho. A motivação, de acordo com a acusação, estaria relacionada a desentendimentos anteriores (Autos n. 0001935-81.2018.8.24.0008).
7 de agosto – Um homem será julgado por feminicídio e porte ilegal de arma de fogo na comarca de Otacílio Costa. Consta na denúncia que no dia 24 de novembro de 2024, por volta das 12h40, em uma estrada rural no município de Palmeira, o denunciado teria, de forma intencional e premeditada, efetuado quatro disparos de arma de fogo contra a vítima, com quem mantinha um relacionamento conjugal. Ele teria agido por ciúmes e suposta infidelidade. O crime foi qualificado por motivo torpe, violência doméstica e familiar e recurso que dificultou a defesa, pois a vítima estava desarmada e sem chance de reação (processo em segredo de justiça).
7 de agosto – Na comarca de Criciúma, um grupo de quatro pessoas será julgado por homicídio qualificado, organização criminosa e tráfico de drogas. De acordo com a denúncia, os denunciados integravam de forma estável e permanente a facção criminosa. Em 26 de maio de 2022, durante a madrugada, em São João do Sul, teriam invadido a residência da vítima e a executado com disparos de armas de fogo na cabeça, enquanto ela dormia. O crime teria sido cometido por motivo torpe, relacionado a disputas pelo controle do tráfico de drogas, e com recurso que dificultou a defesa da vítima. Em 8 de junho de 2022, durante cumprimento de mandado de busca, foram apreendidas drogas em uma residência usada pelo grupo. A droga era armazenada e distribuída com conhecimento e participação de todos os envolvidos, com fins comerciais em benefício da organização (processo em segredo de justiça).
7 de agosto – Em Florianópolis, um homem será julgado pelo crime de tentativa de homicídio no bairro Balneário. De acordo com a denúncia, no dia 3 de julho de 2021, o réu teria chamado o vizinho pela grade entre os imóveis para reclamar do som alto. Quando a vítima se aproximou, o acusado teria pegado a vítima pelo colarinho e desferido um golpe de faca no pescoço (Autos n. 5063608-03.2022.8.24.0023).
7 de agosto – Na comarca de Gaspar, no Vale do Itajaí, um homem irá a júri popular pelos crimes de homicídio simples e condução de veículo sob efeito de álcool. Segundo a denúncia do Ministério Público, na madrugada de 28 de maio de 2016, o acusado supostamente trafegava por uma rua do bairro Margem Esquerda quando teria atingido um motociclista e fugido do local sem prestar socorro à vítima, que era policial militar (Autos n. 0001137-40.2016.8.24.0025).
8 de agosto – Um homem será julgado pelo Tribunal do Júri da comarca de Fraiburgo por homicídio qualificado. A denúncia descreve que, na noite de 23 de maio de 2023, três homens, todos denunciados, agindo em conjunto e com intenção de matar, teriam atraído a vítima para fora de sua residência utilizando-se de uma relação de amizade. A vítima teria sido levada em um veículo e, em seguida, executada com disparos de arma de fogo. Eles suspeitavam que a vítima estivesse furtando drogas. Após o crime, o corpo foi abandonado enrolado em um cobertor em uma área rural próxima a uma empresa local. Uma quarta pessoa teria emprestado o carro utilizado no crime. O homicídio tem as qualificadoras de motivo torpe, traição e recurso que dificultou a defesa da vítima (processo em segredo de justiça).