Visitas sensibilizam empresas do Vale do Itajaí e reforçam parceria com Novos Caminhos - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Articulações com setor privado abordam empregabilidade e fortalecem ações sociais
A equipe do programa Novos Caminhos no Vale do Itajaí, com o objetivo de fortalecer parcerias, ampliar o alcance das ações sociais e sensibilizar o setor privado para os desafios enfrentados por adolescentes em situação de acolhimento, tem realizado uma série de visitas institucionais a empresas da região. As conversas abordam a importância da responsabilidade social, com foco na empregabilidade.
A visita mais recente ocorreu na última semana, dia 7 de julho, na DDX Têxtil, na cidade de Gaspar. Como representantes do Novos Caminhos na região, participaram a interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc-Sesi-Senai/SC, Lígia Urbini Eugênio; a psicóloga da comarca de Gaspar, Mauren Lazarotto; a coordenadora do Centro Gasparense de Proteção ao Adolescente Masculino (Cegapam), Cristina Regina Deschamps; e o coordenador de Alta Complexidade da Prefeitura de Gaspar, Leonardo Spizzirri Bolsoni.
O encontro foi dedicado a discutir oportunidades de contratação aos jovens acolhidos e possíveis inserções no mercado de trabalho. Ao final da conversa, Rodrigo Flores, gerente de Recursos Humanos (RH) da empresa têxtil, convidou a equipe técnica do programa para conhecer as instalações da empresa e sua linha produtiva, em gesto de acolhida e aproximação institucional.
Em junho, duas outras visitas também marcaram o diálogo entre o Novos Caminhos e empresas do Vale do Itajaí. No dia 17, a equipe técnica – formada por Lígia Urbini Eugênio, Eduarda Ávila Flor, coordenadora do Serviço de Família Acolhedora de Pomerode, e Sabrina Suzin da Silva, assistente social da comarca de Pomerode – esteve na Objeto Brasil, em Pomerode.
Em conversa com a gerente de RH, Kelly Cristina Rogério, e a analista de Desenvolvimento Humano Organizacional, Mariana Furlan, foi discutida a inclusão profissional de uma jovem próxima da maioridade. A resposta foi imediata: a empresa demonstrou interesse na contratação e já deu os trâmites para a admissão. No ano anterior, a empresa já havia oferecido uma vaga de estágio à jovem acolhida.
Poucos dias antes, em 13 de junho, Lígia, Eduarda e Sabrina estiveram na Netzsch do Brasil, também em Pomerode. Além de apresentar o Novos Caminhos e sensibilizar sobre as ações desenvolvidas, elas entregaram o certificado de “Empresa Amiga do Programa” à unidade, em reconhecimento à doação de mais de 340 quilos de tampinhas ao longo de 2024. As tampinhas arrecadadas foram revertidas em kits esportivos distribuídos às casas e serviços de acolhimento da região. A visita foi recebida pela gerente de RH, Patricia Petriscin.