Voltar Setembro Amarelo: Diretoria de Saúde programa série de ações de valorização da vida

A campanha do Setembro Amarelo deste ano será marcada por uma série de minipalestras com os servidores do Poder Judiciário em todo o estado, sobre o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A iniciativa é da Diretoria de Saúde do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em parceria com a SC Saúde - órgão vinculado à Secretaria de Estado da Administração -, responsável por ministrar os debates em todas as comarcas. Estão agendados eventos nos dias 10, 11 e 12 deste mês, nos municípios de Itajaí, Brusque e Camboriú, Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Criciúma, Araranguá, Joaçaba, Itaiópolis, Tubarão, São José e Florianópolis, reunindo ao todo mais de 2.500 pessoas.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. Amanhã, dia 10 de setembro, é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. O movimento foi criado no Brasil por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) em virtude do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que ocorre em todo 10 de setembro. Seu objetivo é chamar a atenção e promover a conscientização para a importância de cuidar da saúde emocional e psicológica, o que inclui abrir espaços para se falar sobre o tema suicídio.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é um problema complexo para o qual não existe uma única causa ou razão. Ele resulta de uma interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais.

Saiba mais sobre o assunto nos links abaixo:

http://www.setembroamarelo.org.br/

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5671:folha-informativa-suicidio&Itemid=839

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5674:suicidio-e-grave-problema-de-saude-publica-e-sua-prevencao-deve-ser-prioridade-afirma-opas-oms&Itemid=839

https://www.cvv.org.br/wp-content/uploads/2017/05/manual_prevencao_suicidio_profissionais_saude.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=ptf7h4QlL-o

Imagens: Assessoria de Artes Visuais
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.