Dicas de gestão

Voltar Gestão da atenção

Buscando eficiência, as organizações desenvolvem ações e estratégias para lidar com a alta demanda de trabalho. No Poder Judiciário de Santa Catarina, podemos facilmente identificar algumas delas como, por exemplo: o aumento do quadro de pessoal, a simplificação e a padronização de procedimentos, a realização de mutirões para demandas específicas, a implantação de novos sistemas e a reestruturação de equipes ou da forma de trabalho, dentre tantas outras.

Todas essas ações contribuem para o alcance do almejado equilíbrio entre as demandas crescentes e nossa capacidade de atendê-las, mas, ao menos por enquanto, não são suficientes para eliminar o grande volume de trabalho com o qual temos que lidar diariamente. Por isso é indispensável estarmos atentos a ferramentas que nos ajudem a organizar a rotina de trabalho. 

Nesse sentido, já trouxemos importantes dicas sobre gestão do tempo, foco no planejamento,  gestão de processos de trabalho, procrastinação, inovação, e delegação. Nesta dica, vamos abordar mais um aspecto que pode contribuir para otimizar seu desempenho: a gestão da atenção.

Ser produtivo não se trata apenas de executar tarefas de forma rápida, mas também de forma eficaz, alcançando os reais objetivos. Nesse sentido, a gestão da atenção nos ajuda a desenvolver a capacidade de concentração e organização para realizar entregas efetivas. 

É importante reconhecermos e enfrentarmos o desafio do tempo. No entanto, a estratégia certa para isso, na maioria das vezes, não é a afobação, mas sim a atenção total a uma única tarefa por vez.

Diariamente precisamos lidar com uma grande quantidade de informações, acontecimentos e demandas. Para isso alternamos a atenção entre diversos assuntos simultâneos. Lidamos também com constantes interrupções de mensagens eletrônicas e atrativos da internet, que facilmente nos distraem. Tudo isso nos habitua a desviar, a todo momento, a atenção, o que prejudica nossa capacidade de concentração.

As escapadas da mente são uma tendência natural do ser humano, um modo predominante de funcionar do cérebro que sempre concorreu com a capacidade de sustentar a atenção. Nos distraímos muito facilmente com o que acontece a nossa volta e com os nossos próprios pensamentos. Por isso, no mundo de hoje, com tanta informação disponível a todo momento, o desafio de manter o foco é ainda maior. 

Quando mantemos a mente direcionada a uma tarefa específica, evitando distrações ou interrupções, ela se encontra em estado de atenção. A gestão da atenção é, portanto, a habilidade de direcionar e controlar conscientemente a atenção para focar em tarefas importantes e relevantes, minimizando as distrações e aumentando a produtividade. É uma prática que envolve o gerenciamento eficaz do tempo, concentração e consciência dos estímulos externos.

Estudada e desenvolvida de forma mais sistemática no campo da psicologia aplicada, a gestão da atenção surgiu como uma resposta aos desafios enfrentados na era digital, onde há uma constante sobrecarga de informações, notificações e distrações que podem prejudicar a capacidade de se concentrar e concluir tarefas. Com o avanço da tecnologia e o aumento do acesso à internet, a atenção tornou-se um recurso valioso e escasso.

Há diversas técnicas que podem ser utilizadas para aprimorar a gestão da atenção e incorporadas aos poucos à rotina de trabalho até se tornarem um hábito. Para praticar, basta incluir estratégias de atenção plena no gerenciamento de seu tempo e de sua rotina de trabalho. Dentre essas estratégias, destacamos algumas pertinentes à realidade no Poder Judiciário catarinense:

  • Deixe seu celular distante e, se possível, no modo silencioso ou com as notificações desativadas;
  • Mantenha seu espaço de trabalho limpo, organizado e livre de distrações; 
  • Para evitar desviar o foco na busca por informações importantes para o trabalho, procure mantê-las organizadas e disponíveis;
  • Reserve tempo para realizar as atividades que exigem grande concentração, para poder se dedicar exclusivamente a elas;
  • Comunique as pessoas ao seu redor quando estiver em um momento de atenção plena e solicite ser interrompido apenas quando indispensável;
  • Delegue momentaneamente atividades que possam tirar sua atenção, como por exemplo o atendimento telefônico ou do balcão;
  • Pratique a consciência plena, desenvolvendo o hábito de estar presente no momento atual e observando conscientemente seus pensamentos, emoções e sensações físicas. A técnica de mindfulness pode ser uma ferramenta útil nesse processo;
  • Realize pequenas pausas para restaurar sua atenção. Não para visitar suas redes sociais ou realizar outras atividades que desviem o foco, mas sim para relaxar a mente, alongar, tomar água ou respirar profundamente;
  • Estabeleça os limites necessários no relacionamento com as pessoas nos momentos de atenção plena, aprendendo a dizer “não” para as coisas que tiram sua atenção;
  • Cuide da sua saúde. Boa alimentação, exercícios regulares e a qualidade do sono são fundamentais para aprimorar a concentração e o desempenho mental. 

A gestão da atenção é um processo contínuo e requer prática; mas lembre-se da importância de adaptar as estratégias às suas necessidades, atento às diferentes abordagens para encontrar a que funciona melhor para você.

Com as novas modalidades de trabalho e a flexibilidade na execução de tarefas, a gestão da atenção se torna ainda mais importante. É preciso tratar a atenção como um recurso estratégico pois pessoas com habilidade para gerenciá-la são mais efetivas naquilo que fazem.

Até a próxima dica!

Elaboração:  
Alma Serena Barbosa Satto 
Bruna Fernandes Alves Cascais 
Jeremias José Madeira Júnior 
Marcelo Dias e Silva

Referências:
GESTÃO DA ATENÇÃO. Disponível em: <https://www.crossknowledge.com/pt/blog/gestao-da-atencao/> Acesso em 26 set 2023.

ATENÇÃO, FOCO E CONCENTRAÇÃO. Disponível em: <https://metodosupera.com.br/concentracao/#:~:text=%C3%89%20um%20estado%20de%20aten%C3%A7%C3%A3o,nela%20por%20um%20tempo%20prolongado> Acesso em 26 set 2023.

ATENÇÃO. Disponível em: <https://www.cognifit.com/br/atencao> Acesso em 26 set 2023.

GERENCIAR A ATENÇÃO. Disponível em: <https://www.vocemaiscentrado.com.br/single-post/se-voce-nao-gerenciar-a-aten%C3%A7%C3%A3o> Acesso em 26 set 2023.

GESTÃO DA ATENÇÃO. Disponível em: <https://dalpiazdalpiaz.com.br/opiniao-e-noticia/o-que-e-e-como-surgiu-a-gestao-da-atencao> Acesso em 26 set 2023.