Dicas de gestão

Voltar Gestão humanizada

No passado, quando os impactos do trabalho na vida pessoal não eram  dimensionados, os colaboradores tinham pouca autonomia e eram tratados como máquinas que deviam produzir cada vez mais.

Nos dias atuais, com as transformações na organização do trabalho, é possível compreender que cada pessoa é um ser único que, quando cuidada e respeitada em sua individualidade, se torna naturalmente mais engajada, colaborativa e feliz.

Nesse contexto surge o conceito de gestão humanizada, modelo de liderança que prioriza a construção de boas relações e condições de trabalho, respeitando valores, competências, potencialidades e necessidades de cada pessoa no planejamento e na execução das atividades.

É, portanto, um modelo que coloca as pessoas no centro das decisões, a fim de oferecer melhores condições para que possam desempenhar seu papel na organização. Para tanto, mantém o foco na construção de um clima organizacional positivo, pois reconhece a importância do meio organizacional na qualidade de vida dessas pessoas

O  planejamento estratégico do Poder Judiciário de Santa Catarina traz este conceito - no objetivo estratégico que estabelece a promoção da saúde, da qualidade de vida, do desenvolvimento humano e da formação profissional das pessoas da instituição - como um dos pilares para o alcance da missão institucional de “Promover a solução de conflitos com efetividade”.

Com este valor presente nas diretrizes organizacionais, diversas ações são oferecidas com foco no desenvolvimento de pessoas e na construção de uma gestão cada vez mais humanizada, a exemplo das disponibilizadas pelo Programa Você em foco, de qualidade de vida no trabalho. 

No entanto, para além das iniciativas institucionais, a atuação de gestoras e gestores é fundamental para que estes valores tenham impacto positivo no dia a dia das equipes. Neste sentido, para que a liderança seja exercida de forma humanizada, é necessário que esteja fundamentada em quatro princípios: 

  • Foco nas necessidades das pessoas; 
  • Comunicação efetiva entre líderes e suas equipes; 
  • Integração; 
  • Alinhamento das atividades com os talentos individuais. 

O foco nas necessidades reconhece a importância tanto das necessidades profissionais quanto pessoais, promovendo um ambiente onde as pessoas se sintam valorizados e apoiados. Assim, também se deve conhecer, respeitar e considerar os aspectos emocionais de cada pessoa. 

A comunicação efetiva do líder com as pessoas da equipe estabelece a base de confiança necessária para a colaboração, permitindo que ideias e preocupações sejam compartilhadas abertamente. Nessa abordagem é importante que o feedback aconteça em ambos sentidos (a partir de líderes ou liderados) e de forma humanizada.

A integração entre as pessoas de uma equipe, favorece a cooperação e a sinergia, fortalecendo o senso de unidade. Aqui vale lembrar que envolver as pessoas em um propósito comum facilita a integração e a divisão equilibrada das atividades.

Por fim, o alinhamento das atividades com os talentos valoriza as habilidades individuais, gera maior satisfação nas pessoas (empoderamento) e otimiza a eficiência da equipe. Para este fim, saber delegar é uma competência gerencial fundamental.
Juntos, esses princípios formam a base da gestão humanizada, promovendo um ambiente de trabalho onde os colaboradores são mais felizes e as organizações alcançam maior sucesso. 

Elaboração:  
Alma Serena Barbosa Satto 
Bruna Fernandes Alves Cascais 
Jeremias José Madeira Júnior 
Marcelo Dias e Silva 


Referências 
LIDERANÇA HUMANIZADA <https://www.consignet.com.br/blog/lideranca-humanizada/#:~:text=A%20lideran%C3%A7a%20humanizada%20se%20refere,dos%20profissionais%20tornam%2Dse%20prioridade> Acesso em 24 agosto 2023.

GESTÃO HUMANIZADA <https://blog.fortestecnologia.com.br/gestao-pessoas/gestao-humanizada/> Acesso em 28 agosto 2023.

GESTÃO HUMANIZADA <https://pt.linkedin.com/pulse/gest%C3%A3o-humanizada-e-o-l%C3%ADder-humanizado-que-v%C3%A3o-mudar-rela%C3%A7%C3%A3o-lima> Acesso em 20 agosto 2023.